Geleia de Pimenta com Abacaxi

Esta Geleia de Pimenta com Abacaxi é deliciosa! Você pode colocar ela em cima de carne assada, tipo maminha, ou frango e, ainda, naquele churrasco maravilhoso. Mas ela também é perfeita para comer com queijo, biscoito ou torrada. Para quem gosta do ardidinho da pimenta, é divina.

Direto ao ponto

Esta Geleia de Pimenta com Abacaxi é de-li-ci-o-sa! Você pode colocar ela em cima de carne assada, tipo maminha, ou frango e, ainda, naquele churrasco maravilhoso.  Além disso, ela também é perfeita para comer com queijo, biscoito ou torrada. Para quem gosta do ardidinho da pimenta, é divina. 

Nesta receita vamos usar a “Pimenta Dedo de Moça”, também conhecida como “Pimenta Vermelha”. No vídeo eu ensino duas opções: mais ou menos ardida. Ou seja, você pode fazer com mais ou menos ardência. Eu, particularmente, gosto com aquele ardidinho leve. Mas você, como gosta, com mais ou menos ardência?

Por que pimenta arde?

Para esclarecer, a pimenta arde por causa da capsaicina, substância concentrada na placenta, parte branca onde as sementes da pimenta estão presas. Por outro lado, apesar de ser responsável pelo ardido, a capsaicina não tem sabor nem cheiro.

A capsaicina funciona como um estimulador. Assim que é ingerida, estimula as células nervosas da boca e envia uma mensagem de desconforto ao nervo trigêmeo, que faz os olhos lacrimejarem e irrita o nariz.

Use luvas!

Se for cortar uma quantidade grande de pimenta, utilize luvas. Isso vai impedir o contato direto da sua pele com a capsaicina e evitar que você pare todo o preparo da receita devido ao ardor intenso nas mãos e até nos olhos. Se não tiver luvas por perto, um saco plástico limpo ou um papel-toalha também poderão te ajudar.

Deixa abaixo seus comentários ou dúvidas. E, se fizer esta receita de geleia de pimenta, compartilha comigo o que achou.

Geleia de Pimenta com Abacaxi

https://youtu.be/ox6cDr1CQ18

Ingredientes

1 abacaxi descascado e picado
3 pimentas dedo de moça (picadas)
1 copo de água

Obs.: Para cada litro desta mistura use 500 g de açúcar (usei 500 g neste caso)

Modo de Preparo

  • Em primeiro lugar, antes de descascar o abacaxi, lave-o bem com uma escovinha. Em seguida, descasque o abacaxi e corte em pedaços grandes.
  • Tire as sementes de algumas das pimentas e a placenta (causadora do ardor). Este é o segredo: quanto menos placenta você deixar, menos picante ficará a geleia. E, lógico, quanto mais placenta, mais picante a geleia fica (é importante você assistir o vídeo que mostro exatamente como fazer a remoção das sementes e da placenta).
  • Depois disso, coloque no liquidificador o abacaxi descascado, as pimentas e a água. Bata bem.
  • Posteriormente, despeje tudo em uma panela e acrescente o açúcar. Antes de despejar o abacaxi batido na panela, veja a quantidade que deu, você pode ver isto no próprio copo do liquidificador que vem marcado com as quantidades. Então para cada 1.000 ml do líquido, acrescente 500 g de açúcar.
  • Agora leve a panela ao fogo mexendo sempre. Observe as instruções e dicas importantes que explico no vídeo.
  • A geleia vai estar no ponto quando engrossar. No vídeo mostro o ponto.
  • Lave e seque muito bem um vidro com tampa, coloque nele a geleia ainda quente e depois de frio conserve na geladeira.

Dica:

  • Em primeiro lugar, o segredo para a geleia ficar bem translúcida é, à medida que for formando espuma, você com o auxílio de uma colher ir tirando e jogando fora.
  • Para aproveitar a casca do abacaxi, você pode fazer um delicioso Chá de Abacaxi.
  • Veja algumas dicas de “Como Descascar Abacaxi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.