Segundo a Organização Mundial de Saúde, a obesidade infantil é um grande problema de saúde pública e a principal causa é a má alimentação.
Não é apenas pela estética, a obesidade causa vários problemas clínicos e desenvolvimento de doenças futuras.
Tenho ficado cada vez mais preocupada com essa epidemia mundial. Por isso, quando recebo uma criança no consultório, o primeiro passo é fazer com que os pais entendam que a mudança tem que partir deles, afinal nenhuma criança tem poder aquisitivo para comprar e definir a alimentação familiar sozinha né?! E não adianta falar para que ela tenha um hábito, sendo que suas próprias escolhas são pobres nutricionalmente. Não adianta mandar comer salada, sendo que você come batata frita.
Muitas vezes por falta de tempo e cansaço os pais priorizam oferecer para as crianças alimentos prontos, industrializados, com aditivos alimentares, gordura trans , açúcar refinado, toxinas. E isso tudo acarreta seríssimos problemas de saúde (diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, etc) e alguns sintomas como: irritabilidade, falta de atenção, sono excessivo, agressividade, sono excessivo, baixa imunidade.
Cada fase da vida, temos uma necessidade nutricional, além da individualidade bioquímica de cada um. E é fundamental que na infância sejam oferecidos esses nutrientes.
Nas férias, ou nos feriados, as crianças geralmente comem mais fast foods. E para melhorar o desempenho escolar na volta as aulas e para garantir a saúde do seu filho, que tal repensar e começar a fazer uma reeducação alimentar com a família toda?
Seguem dicas de bons lanches para as crianças:
Lancheira Saudável
- Coloque sempre na lancheira sucos naturais ou integrais. Esses industrializados que tem escrito “néctar” nada mais é do que açúcar e corante.
- Evite os salgadinhos. Uma boa opção são os salgadinhos de arroz integral ou o Pitzo e Ceboloko (marca: Mãe Terra)
- Coloque sempre uma fruta.
- Prefira os alimentos integrais.
- Opte, sempre que possível, por orgânicos.
E para as crianças que não estão habituadas a consumir saladas, que tal oferecer um picolé verde, cheiinho de nutrientes? Segue uma super dica para oferecer aos pequenos com muito sabor:
Picolé Verde do Huck
Ingredientes
2 rodelas de abacaxi
1 kiwi
Folhas de couve e espinafre
Raspas de gengibre
1/2 pepino
Fios de mel para adoçar
Água o suficiente para bater
Modo de Preparo
Bate tudo no liquidificador e coa. No final acrescente 2 colheres da fibra que ficou na peneira.
Na hora de montar o picolé, coloquei sementes de chia primeiro, cortei uns pedacinhos de kiwi e coloquei o liquido na forma. Depois coloquei as tampinhas e levei ao congelador. Deixe ficar durinho e está pronto, é só desenformar.
Dica:
- Essas forminhas são muito baratinhas, acho que paguei uns 8 reais. Para quem não encontrar, pode fazer no copo e colocar um palitinho que tiver em casa ou uma colherzinha para deixar congelar no copo. Seja criativo!!! Tenho certeza que os pequenos irão adorar.
Abraços,
Dra Mariana Jones
Nutricionista clinica funcional e ortomolecular
Colaboradora do Aqui na Cozinha
Crédito foto: sxc.hu