Fiquei super feliz ao receber esse livro da Editora Alaúde para conhecer. Normalmente já gosto horrores de livros de gastronomia vegetariana, mas esse chegou na hora certa, por isso fiquei assim, tão feliz. Chegou bem no meio da série de receitinhas saudáveis e detox que estou publicando aqui no blog e vem para enriquecer.
Vamos começar?
Então, esse livro de gastronomia vegetariana tem uma abordagem bem legal, a autora fala na primeira pessoa, mesmo quando vai colocar a receita, ela sempre tem uma breve explicação sobre a receita e algumas vezes fala da vida dela e da sua experiência. Começando pela introdução onde ela pede que a gente leia até o final, pois é nela que a autora se apresenta e mostra a sua experiência em alimentação saudável.
Dunja diz que sempre teve experiência em alimentação saudável, onde experimentou a culinária vegana, vegetariana e macrobiótica e que depois de um tempo resolveu “combinar estilos de cozinha e filosofias diferentes para criar uma maneira saudável e muito própria de cozinhar”. Acho super interessante isso porque eu também penso assim.
O que achei desse livro?
Gostei desse livro de gastronomia vegetariana, porque ela começa do zero mesmo, falando primeiro da organização na hora de cozinhar, como abastecer a despensa (o que não pode faltar) e depois ela passa para explicar o básico, como por exemplo como cozinhar grãos e como cozinhar leguminosas. Só depois ela passa para as receitas, onde traz receitas para o café da manhã, brunch, pratos principais, pratos reconfortantes, antepastos, petiscos, lanches, saladas, molhos, sopas e doces. É bem completo e tem uma coisa que amo e que já contei para vocês, índice remissivo. Amo! Facilita muito quando temos um ingrediente e não sabemos o que fazer com ele, é só ir lá e ver as receitas que são feitas com aquele ingrediente. Simples assim.
Características:
O livro é muito bonito, tem capa dura e fotografias lindíssimas de William Reavell. Só tem uma questão que não é tão legal, mas que é comum a esse tipo de livro é o uso de alguns ingredientes nas receitas que não são tão comuns para pessoas como eu, que não tenho tanto conhecimento em alimentação vegetariana, ou macrobiótica. Para mim, é difícil ter acesso ou mesmo saber sobre alguns tipos de farinhas, como o painço, por exemplo ou outros ingredientes. Mas, nada que uma pesquisa ou uma ida a uma loja de produtos macrobióticos ou vegetarianos não resolva.
Ficha técnica:
Título: Indispensável
Subtítulo: Receitas vegetarianas contemporâneas para um dia a dia mais saboroso
Autor: Dunja Gulin
Editora: Editora Alaúde
Ano: 2015
Especificações: Capa dura | 144 páginas
ISBN: 978-85-7881-257-7
Dimensõe: 19 x 23,5 cm
Preço: R$ 49,90
Veja a oferta: Clicando AQUI