Lombo Assado Com Vinho e Flor de Sal – Passo a passo com fotos

Uma ótima receita para se fazer utilizando lombo. É uma receita sofisticada, porém muito fácil.

Direto ao ponto

Lombo nunca foi minha carne preferida, sempre achei uma carne muito seca. Mas esta receita me surpreendeu, tanto que já fiz várias vezes aqui em casa. É um lombo super úmido e delicioso.

É muito fácil, rápido e simples para fazer, mesmo se você não tiver muito jeito na cozinha você vai conseguir.

Que tal deixar este lombo temperado na geladeira e assar amanhã para o almoço do Dias das Mães, aposto que todos vão se surpreender. Esta receita é para os filhos ou o maridão preparar, hein! Nada da mamãe ficar na cozinha neste dia, né?

Agora tenho que te alertar: Você corre o risco de sempre ser convocado para fazer “aquele lombo delicioso do Dia das Mães”, hahahaha.

Lombo Assado Com Vinho e Flor de Sal

Ingredientes
1 lombo de 1,5 a 2 kg
1 cebola grande
4 dentes de alho
Suco de 1 limão
200 ml de vinho tinto
1 pitada de sal
2 colheres (de sopa) de manteiga
1 tablete de caldo de bacon
Flor de sal para polvilhar

Modo de Preparo
Bata no liquidificador a cebola, o alho, o suco do limão, o vinho e o sal. Lave e limpe o lombo, coloque a carne dentro de um saco, despeje o tempero batido no liquidificador dentro do saco, feche bem e deixe na geladeira de um dia para o outro. No outro dia coloque o lombo com o tempero em uma assadeira e reserve. Em uma vasília à parte junte a manteiga com o caldo de bacon, amasse até formar uma pasta, passe esta pasta por todo o lombo com a ajuda de uma faca, besunte mesmo, para ficar todo coberto. Passe papel alumínio por toda a assadeira e cubra bem, de forma que não fique nem uma beiradinha aberta. Leve ao forno médio-baixo até a carne ficar macia (no meu forno foi cerca de 1 hora). Retire o papel alumínio e deixe corar por uns 20 minutos. Cuidado para não queimar a assadeira. Retire o lombo e fatie. Coloque a assadeira no fogão e ligue o fogo. Todo o molho vai se desprender e aí é só regar por cima das fatias. Polvilhe a flor de sal por cima e sirva.

Dicas

  • Não fure o lombo na hora de temperar, senão ele perde o suco natural da carne e fica seco.
  • O ideal é usar vinho tinto seco, mas outro dia fiz com o suave e ficou bom também.
  • Use manteiga e não margarina, pois a diferença do sabor vai ser enorme.
  • Quando levar a assadeira ao fogo, cuidado para não deixar queimar, senão o molho fica amargo. Fica no fogo só o tempo do molho se desprender do fundo da assadeira.
  • A flor de sal dá uma crocância na hora de comer o lombo, mas se você não tiver não tem problema fazer sem.


Obs. Eu usei esta Flor de Sal:

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *