Luta Contra o Câncer de Mama: Outubro Rosa

Campanha de prevenção ao câncer de mama. Minha ida a Lagoa do Ouro para participar da caminhada do outubro rosa.

Direto ao ponto

Há alguns anos, quando chega o mês de outubro sempre embarco nessa campanha contra o câncer de mama, fazendo posts sobre o Outubro Rosa, aqui no blog. O Outubro Rosa é um movimento internacional que mobiliza a população nessa luta. Inclusive, alguns monumentos importantes pelo mundo recebem uma iluminação cor de rosa para nos lembrar de fazermos a prevenção.

Aproveite agora e faça o auto-exame e se você já tiver mais de 40 anos faça uma mamografia todo ano. Agora, se tiver parentes que já tiveram câncer de mama faça uma mamografia anual a partir dos 30 anos. O diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura.

Esse ano, aqui na região estamos tendo uma grande mobilização. A V GERES (Gerência Regional de Saúde) está estimulando várias iniciativas por toda a região, 21 municípios estão participando.

Eu fui convidada pela Secretária de Saúde de Lagoa do Ouro para participar ontem (23/10), da Caminhada Rosa, no município. Foi um dia muito bom e eu gostei muito de participar, veja um resuminho que fiz:

outubro rosa

A caminhada começou com uma concentração próximo ao Hospital Municipal, lá vários grupos foram chegando, grupos de estudantes, da terceira idade e da população em geral. Antes do início da caminhada foi servido um café da manhã com frutas, pães, bolos, iogurtes e várias outras coisas. A caminhada percorreu algumas avenidas da cidade, sendo animada pela Banda Marcial da cidade, pela Banda Arte Lata, de Angelim e pela drag queen Priscila. Uma das pessoas mais animadas era a Secretária de Saúde, Nilva Mendes, uma simpatia de pessoa. Quem acompanhou toda a caminhada também, foi a Primeira Dama, Fabiana Machado e o Presidente da Câmara, Lenivaldo Barros.

A caminhada passou pela feira, para mim foi uma grade sacada da organizadora do evento, Pollyana Novaes, Coordenadora de Atenção Básica, escolher o dia da feira da cidade para mobilizar as pessoas, pois assim muitas pessoas da zona rural participaram da ação.

O final da caminhada foi na Secretaria de Saúde onde todas as pessoas puderam marcar seus exames e também ficar sabendo mais a respeito de prevenção. Uma equipe da secretaria de saúde atendeu a todos e quem marcava os exames, ganhava um brinde que era um perfume em spray confeccionado especialmente para a ocasião. Enquanto algumas pessoas marcavam os exames, as outras se divertiam com as músicas do lado de fora, inclusive com uma paródia feita pelas meninas da V Geres.

Foi tudo muito organizado e bem feito, Pollyana fez um belo trabalho. Amei. Foi um dia muito bom e proveitoso e ainda encontrei amigas queridas, como Evanieli Barros e Karina Melo, que é coordenadora de saúde bucal do municipio, que foi quem me levou e ficou me ciceroneando, me apresentando as pessoas e me inteirando sobre tudo. Obrigada Karina.

outubro rosa

Queria destacar também que conheci as médicas cubanas que o município está recebendo através do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, a Odalys Hernandez e a Odoalis Rosales, isso mesmo as duas tem o mesmo nome só muda o sobrenome.

Bem, foi um dia ótimo e espero que se repita todos os anos, pois assim chama mesmo a atenção da população para a importância de manter seus exames em dia.

 

0 resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.