Manjar de Coco com Leite Condensado

Este manjar dá umas 5 porções e dá para fazer aproveitando aquele lata de leite condensado que está aberta na geladeira.

Direto ao ponto

Aqui em casa Manjar Branco sempre faz sucesso com ou sem leite condensado. A diferença que eu acho é que, o com leite condensado fica uma sobremesa mais suave, mais leve e eu acho que eu prefiro assim. Não que aquele tradicional sem leite condensado fique ruim, não é isto, ele também tem seu valor.

Este que eu fiz, foi um pequeno, um júnior, só para aproveitar meia lata de leite condensado e meia garrafinha de leite de coco que eu tinha na geladeira, mas pode dobrar a receita que dá tudo certo.

Manjar de Coco com Leite Condensado

Ingredientes

  • 1/2 lata de leite condensado
  • 1/2 garrafinha de leite de coco (de 200ml)
  • 400 ml de leite integral
  • 2 colheres (de sopa) de amido de milho (maisena)
  • Calda
  • Umas 10 ameixas
  • 2 colheres (de sopa) de açúcar

Modo de Preparo

Misture a maisena com o leite (tem que estar frio senão empelota), acrescente o leite condensado e o leite de coco. Leve ao fogo baixo mexendo sempre até ferver. Deixe cozinhar por uns 5 minutos, ele já vai ter engrossado. Unte uma forma com óleo, lave, passando só água para tirar o excesso de óleo e despeje o manjar dentro. Leve para a geladeira até esfriar.

Para a calda: Coloque 1/2 xícara de água nas ameixas e deixe de molho por uns 10 minutos, retire os caroços e coloque no liquidificador com o açúcar, bata e coloque em uma panela e leve ao fogo para engrossar um pouquinho.

Depois que o manjar já estiver frio, desenforme em um prato e enfeite com o creme de ameixas. Sirva gelado.

Dica:

  • Não se preocupe em untar a forma com óleo, não fica gosto e fica fácil para desenformar.
  • Dá 6 porções.

15 respostas

  1. Perdoe-me a intromissão, mas minha avó, há cerca de 65 anos, fazia manjar branco sem leite condensado, mas com leite de coco extraído do coco que ela mesma ralava. Para mim é a referência do manjar branco, além das pamonhas, beijus de tapioca e outras delícias que só as avós sabem fazer. Por isso, depois de consultar várias receitas, vou fazer a minha própria, baseado nessas e na memória um tanto confusa daquela época, quando na nossa casa não havia leite condensado, nem papel de alumínio (mas o frango assado era divino) e tudo era maravilhoso. Saudosista? Talvez, mas todos nós somos frutos do nosso passado, ou não existiríamos.
    Vida longa e próspera.

  2. Somente as pessoas que amam as outras e gostam de fazê-las felizes é que criam receitas e buscam receitas caseiras entre amigos, minha mãe e avó faziam bolos eu quebrava os ovos e depois eu e meus irmãos lambíamos as vasilhas de colheradas ou com dedo muito bom hum, fiz isso com meus filhos tbm agora já adolescentes e adulto. Bjssss

  3. Não Sou Diabético,sou fanático por gulozeimas,como essas maravilhas postadas,faço sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *