Eu não conheço nenhum nordestino que não gosta de um cuscuz de milho bem fresquinho, uns gostam mais outros menos, mas o bichinho é quase uma unanimidade. Só de pensar em um cuscuz quentinho com manteiga de garrafa ou de fazenda derretendo por cima, hum, já enche minha boca de água.
Cuscuz é bom no café da manhã, no almoço e no jantar. Por aqui o pessoal come com galinha cozida, ensopado de carne e até com feijão verde.
Eu prefiro o clássico com manteiga, com leite de coco fresco, com carne do sol frita com cebola, com leite e açúcar e recheado: com mussarela e bacon, queijo de coalho, queijo e goiabada, calabresa, etc…
Se você fizer um cuscuz grande e sobrar você pode reaproveitar fazendo um bolo, uma farofa ou uma saladinha tipo tabule substituindo o trigo pelo cuscuz amassadinho. Cuscuz combina muito bem doce ou salgado. Eu gosto dos dois.
A nossa cidade vizinha, Caruaru, faz na época da festa junina o maior cuscuz do mundo. A cuscuzeira, este ano, mediu 4 metros e foi feito um cuscuz de 600 kg. Haja gente para comer tanto cuscuz, kkk. Olha a little cuscuzeira aí gente:
Normalmente usamos uma bémmm menor logicamente, tipo esta:
E há alguns anos atrás eu ganhei um outro modelo de cuscuzeiro de um amigo do Maranhão (um salve para o Fabiano), eu amei, olha ela aí:
Uns chamam de mini cuscuzeira outros de cuscuzeira paulistinha. O bom é que ela faz um cuscuz individual, então sempre sai um cuscuz fresquinho. Eu deixo a massa pronta na geladeira e quando alguém quer é bem rapidinho.
Ontem, domingo, meu filho pediu um cuscuz com queijo e eu fiz para ele. Aproveitei para fotografar para mostrar para vocês.
Mini Cuscuz com Queijo Coalho
Ingredientes
1/2 xícara de flocos de milho
Água que baste
1 colher (de café) de sal
2 fatias generosa de queijo coalho
Modo de Fazer
Junte o sal aos flocos de milho e vá acrescentando água aos poucos, até ficar no ponto de uma farofa úmida.
Deixe descansar por 15 minutos (ele incha um pouco). Depois coloque metade da massa e as fatias de queijo na cuscuzeira.
Cubra com o restante da massa.
Tampe, coloque uns dois dedos de água na parte de baixo e leve para o fogo. Quando a água de baixo ferver, marque 2 minutos e aí é só desenformar.
Agora é só passar manteiga por cima e devorar.
Observação: Se você não colocar o queijo, esse é um ótimo alimento SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE.
Obs. Tem várias marcas de flocos de milho, eu usei esta:
Mas você pode escolher:
Se você gostou da mini cuscuzeira eu coloquei uns links que achei na net de onde vende:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-116375831-cuscuzeira-em-aco-inoxidavel-_JM
http://www.nortlar.com.br/loja/product_info.php?products_id=231
http://www.ironte.com.br/site/produto.php?id=18&pgprod;=0
Fique esperto com o preço tem, desde R$ 19 e alguma coisa até 50 reais.
24 respostas
Oi Patty!
Minha sorveteira é aquela FunKitchen do Shoptime. Olha, honestamente eu pensei que fosse uma porcaria, porque ela é bem mais barata que a Cuisinart e a Hamilton Beach. Mas me surpreendeu, meus sorvetes têm uma textura maravilhosa! Pode confiar!!
Beijinhos!
Obrigada Renata, sempre pensei em comprar esta, mas achava que ela não era tudo aquilo que aparecia na TV.
Nossa, esse cuscus está com uma cara maravilhosa! melhor que isto, talvez só uma tapioca..
bjs
Hum, uma tapioquinha realmente cai bem. Com manteiga então, aff.
Beijos
Patty Martins
http://www.aquinacozinha.blogspot.com
Patty, vim retribuir sua visita.
Olhe, meu pai nasceu em Recife e morou em Garanhuns.
Adoro cuscuz, herança do meu pai, que minha mãe preparava na tampa da panela, porque à época não havia cuscuzeira no Rio de Janeiro.
Que máximo essa cuscuzeira gigante! Tem cada coisa interessante nesse Brasil!
Bjs.
Sei como é fazer cuscuz na tampa da panela, quando mudei para São Paulo eu não tinha cuscuzeira, aí fazia assim. Só depois que eu importei uma made in Bahia.
Sou nordestino…Por gostar da culinaria de lá,as vezes dou uma de cozinheiro.Deu vontade de comer cuzcuz e o fiz seguindo a receita que estava memorizada desde os tempos de criança.Ficou muito bom.Comi com 2 ovos caipira fritos na manteiga de garrafa.Minha filha adorou com leite e açucar. Somente após fui conferir sua receita, estava igual.Que BOM…Agora vou temperar um cabrito para o almoço de amanhã…..
Oi Anônimo, pena que vc não deixou um contato, adoraria trocar mais idéias "nordestinas" com vc.
Patty Martins
OI Amiga do aqui na cozinha,,adorei sobre o cuscuz, nossa! como é boa essa nossa comidinha nordestina.
Parabens!!!
2 xicaras de flocos + 1 xicara de agua e uma pitada de sal, misture e deixe descansar por uns 10 minutinhos e poe na cuzcuzeiras e leve ao fogo quando comecar a quele cheirinho bom de milho desligue o fogo e come com çeite, manteiga, ovos frito tomate pimentao cebola tudo picadinho e misture e nhac nhac nhac . beijossssssssssss
çeite =leite
Essa cuscuzeira miniatura hoje em dia vende lá no mercado de São José. Chamam tmb de cuscuz de peito por causa do formato.
No São José de Recife Karina?
Realmente parece um peitinho, hahaha
Beijos
Isso Patty. Lá no centro de Recife. Tem umas barraquinhas ao redor que vendem dela. Aminha comprei lá 🙂
Beleza Karina.
Beijos
fis um cusucuz comfuba não em flocos como se faz em belem (pa) ficou gostoso mas esfarelando preciso comprar uma cuscuzeira
Eu não sei como faz com o fubá. Aí em Belém vocês fazem com fubá Aladir?
Abraços
Patty
Sou do norte, Amazonas, mas adoro um cuscuz!!
Oi, e quem mora fora do país e nw tem essas panelas, como faz por favor!!!!! Obrigada
Estive em Fortaleza, provei o cuscuz e comprei esta panela individual. Fiz mas parece que ficou cru e empapado. Achei que entrou agua.
Vi tambem q a panela tem um marcador ou, um botão giratorio na tampa. Como não tinha manual e não pedi informações como fazer lá ficou minha panela sem usar. Mas quero voltar a usar ainda mais se receber mais dicas. Obrigada
Mas dá pra fazer ele com fubá?????
Não da Bergo tem que ser com milharina, vitamilho, ou seja flocos de milho pré cozido
só tenho a cuscuzeira tradicional, como faço para retirar e colocar em um prato?
Esse cuscuzeiro em dois estágios aqui na Bahia é conhecido como peito de donzela. O cuscus fica no mesmo formato. E por falar em Bahia, cuscus baiano leva, além dos ingredientes normais, azeite de dendê e camarão. Se fica bom eu não sei pois nunca comi.