Moqueca de Dourado

Moquecade dourado feita no estilo da culinária baiana

Direto ao ponto

Bom sábado, bom fim de semana. Eu sei que eu disse que tenho procurado não trabalhar no sábado, mas hoje não deu. Eu estou trabalhando, o maridão está trabalhando e assim vamos que vamos. Muitas vezes na sexta-feira tento deixar algum post programado para ser publicado no fim de semana, mas ontem não deu e hoje estou aqui e quero muito mostrar para vocês essa Moqueca de Dourado que fiz. Ah e vou escrever já já um post mostrando um Sorvete Caseiro de Coco, vou deixar programado para ser publicado amanhã, ok?

Para quem está de folga e só fuçando a Internet, bom descanso. Fica um pouquinho por aqui, curte as postagens e depois vai ficar off line curtindo os prazeres de uma boa folga. Que tal ir num parque, fazer um piquenique, visitar amigos, arrumar suas gavetas ou só ficar à toa. Eu amo ficar jiboiando. Sabe como é? Lá largadona sem fazer nada.

Bem, fiz essa moqueca com um pedaço de dourado que minha mãe me trouxe quando veio aqui há alguns dias atrás. Quando vi aquela beleza de peixe, não pensei em outra coisa a não ser fazer uma moqueca. Fiz e comemos aqui em casa junto com um casal de amigos, Ronaldo César e Sonita. Muito bom ter vocês aqui.

Eu fiz assim:

Moqueca de Dourado

Ingredientes (8 porções)

1 kg e 800 g de dourado (cortado em postas)

2 cebolas em rodelas

2 tomates em rodelas

2 pimentões verde em rodelas

3 cm de gengibre cortado em lascas

1 maço de coentro

2 colheres (de sopa) de óleo

1/2 xícara de azeite de dendê

2 vidros de leite de coco (de 200 ml cada)

Sal a gosto

Modo de Preparo

Em uma panela (eu usei uma de barro) coloque o óleo, a cebola, o tomate e o pimentão (deixe um pouco deles para enfeitar no final) frite um pouco, mas só até amolecer, não precisa dourar. Depois faça camadas na panela de peixe e deste tempero cozido, sendo que a última camada vai ser de tempero. Acrescente o gengibre picado, metade do coentro picado também, um pouco de sal e o leite de coco. Deixe descansando por uma hora para o peixe pegar o gosto. Depois leve a panela para o fogo. Deixe em fogo baixo e tampada. Quando ferver, verifique se o peixe já está cozido (ele cozinha rápido), acrescente o azeite de dendê e ferva mais um pouco. Deixe apurar e experimente o sal. Depois é só enfeitar com os temperos crus (pimentão, tomate e cebola), polvilhar coentro picado, tampar a panela e deixar eles murcharem um pouco. Sirva bem quente.

Dicas:

  • Sirva acompanhado de arroz branco e pirão.
  • Ao mexer o peixe, faça isso delicadamente, pois ele quebra fácil. Se preferir apenas balance a panela.
  • Dá para fazer em qualquer tipo de panela.
  • Se você tem uma panela de barro e nunca usou, ou quer comprar uma, leia o post que fiz sobre isso:

Dica Para Usar a Panela de Barro pela Primeira Vez

12 respostas

  1. Meu nome é António Batalha, estive a ver e ler algumas coisas de seu blog, achei-o muito bom,dou-lhe os parabéns, espero vir aqui mais vezes. Meu desejo é que continue a fazer sempre o seu melhor, dando-nos boas mensagens.
    Tenho um blog Peregrino e servo, se desejar visitar ia deixar-me muito honrado.
    Ps. Se desejar seguir meu blog será uma honra ter voce entre meus amigos virtuais,mas gostaria que não se sinta constrangido a seguir, mas faça-o apenas se desejar, decerto irei retribuir com muito prazer. Siga de forma que possa encontrar o seu blog.
    Deixo a minha benção e muita paz e saúde.

  2. Esses tempo vc fez um surubim e fiz em casa ficou maravilhoso, agora lembrei que tenho um peixe aki em casa e vou fazer igual a esse parabéns

  3. Eu ainda naõ fiz porque esse fim de semana foi corrido mais no proximo sabado vou fazer ,depois volto pra dizer qual foi a aceitaçaõ mais tudo leva a crer que é uma delicia,adroooo peixe

  4. Seu blog e tudo de bom, adoro, o jeito que voce poe o passo a passo e maravilho, estou tentando fazer algumas destas receitas regionais. Sou do Ceara, agora nao estou morando la, entao sera que voce tem a receita do baiao de dois do jeito que faz la, apesar de ser cearence, nao sei fazer o baiao e so cozinho qualquer coisa seguindo a receita. se voce poe a receita vou adorar. Obrigaduuuuuuuu Heloneida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.