Mousse de Graviola, parece que você está comendo nuvem.

Mousse delicioso feito com essa fruta nordestina

Direto ao ponto

Gente esta receita me surpreendeu. Sabe uma sobremesa delicada, fina mesmo, é esta. Se você colocar em forminhas individuais, desinformar e decorar, ela pode ir para qualquer jantar sofisticado.
Não sei se alguém já fez esta receita antes, mas fiz seguindo minha “intuição culinária”. No sábado, (dia da principal feira daqui de Garanhuns) o maridão chegou em casa com 2 lindas graviolas. Uma nós comemos no mesmo dia e a outra eu resolvi fazer uma sobremesa para o domingo, antes da nossa viagem de férias. Apesar de estar super cansada (não é fácil preparar uma viagem para a família buscapé todinha), fui para a cozinha e valeu super a pena cada minuto que fiquei lá.
Não vou te enganar não, mas parece que você está comento nuvem com gosto de graviola. Tão refrescante, tão cara de verão.

Mousse de Graviola

Ingredientes

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

2 copos (de 250 ml) de polpa de graviola

1 envelope de gelatina incolor

Calda

200g de ameixa sem caroço

1/2 xícara (de chá) de água

1 xícara (de chá) de açúcar

Modo de Preparo

Abra a graviola e retire a polpa, depois com as mãos vá tirando todos os caroços. Bata no liquidificador com água e passe na peneira. Reserve dois copos.

Coloque 5 colheres (de sopa) de água em um recipiente e polvilhe a gelatina em pó, espere 5 minutos e leve ao microondas por 15 segundos.

Depois coloque no liquidificador o leite condensado, o creme de leite, a polpa e a gelatina dissolvida. Bata bem. Unte uma forma com óleo, passe água na forma untada e com a forma úmida despeje a mousse e leve a geladeira por 4 horas.

Enquanto isso faça a calda.

Passe metade da ameixa no liquidificador com a água, coloque em uma panela junte o açúcar e leve ao fogo até apurar e engrossar um pouco, junte o resto das ameixas inteiras e desligue.

Para desinformar a mousse, passe uma faca ao redor da forma e vire em uma travessa. Sai facinho, não precisa de reza especial, kkk.

Despeje a calda por cima e delicie-se.

Dicas:
  • Tem que o usar o creme de leite em lata e não o em caixa.
  • Faça o suco da graviola bem grosso fica bem mais gostoso.
  • Tem gente que morre de medo de desinformar mousse, mas se você fizer assim, não tem erro. Unte a forma com óleo, passe água e ainda molhada coloque a mousse e leve para a geladeira. Não se preocupe que o óleo não modifica o gosto do doce.
  • Usei esta gelatina:

26 respostas

  1. Gosto bastante de graviola e essa mousse me parece deliciosa.
    Essas frutas regionais me encantam. Quando morei no nordeste, quanta fruta gostosa pude experimentar!
    Bjs.

  2. Patty,
    Como eu já fiz mousses com essses ingredientes (exceto a graviola!) sei que fica realmente bom. Com a graviola deve ficar tão diferente e "brasileiro", né? Òtima idéia, essa sua!

    Beijinho e boas férias!

  3. Patty

    The Real Person!

    Author Patty acts as a real person and verified as not a bot.
    Passed all tests against spam bots. Anti-Spam by CleanTalk.
    disse:

    Maria que bom que você gostou.

  4. Meninas fiz esse mousse e ficou uma delícia, acrescentei a receita 2 colheres de essência de baunilha deu um toque especial a receita!!Ameiiiiiii!!!

  5. adorei sua receita ganhei duas frutas ja fiz a poupa ! vou aproveitar o feriadão e fazer está receita , mas não vejo a necessidade da gelatina sem ela desemforma do mesmo jeito .bjs e um feliz 2013 a todos

  6. Adoro graviola e tenho um pé aqui no meu quintal que já está dando algumas frutas. Eu adoro ooooooooooo comer a fruta e quando tiver uma fruta madura vou certamente me deliciar com a sua receita que parece ótima.
    grata pela receita. Abração!!!

  7. hum…vou levar para uma feira culinária aqui da faculdade,espero que fique bom!!!!!
    Bjinhos

  8. A graviola é muito conhecida aqui na Bahia.É uma fruta deliciosa,experimentem!!!!!

  9. Adorei a receita vou fazer um almoço para alguns amigos e não sabia o q fazer de sobremesa. arrazouuuuu!!!!…..

  10. Oi sou de Garanhuns também! Amei sua receita, fiz hoje para saborear logo mais na virada do ano!!!

  11. Ola. Fiz a primeira vez para levar num churrasco e meu marido teve q brigar pata provar. Fiz sem a calda e mesmo assim nem sobrou!!
    Hoje fiz de novo!
    Parabéns, adorei e recomendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *