Em 2008, o Queijo Minas virou Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro e isto intensificou o reconhecimento e as pesquisas sobre este queijo. Uma das pesquisas que durou três anos deu origem ao documentário O Mineiro e o Queijo, do cineasta Helvécio Ratton.
Helvécio com o produtor de Queijo Minas artesanal Luciano Machado, região da Canastra. Foto Rusty Marcellini
E é sobre este filme que quero falar com você, você já ouviu falar?
É um documentário que fala sobre o Queijo Minas Artesanal, sua história e a questão política que o envolve. O queijo Minas, feito de leite cru, é proibido de circular fora do estado de Minas Gerais. Isso ocorre em função de uma Lei Federal de 1952, de inspiração norte-americana que faz com que o Queijo Minas Artesanal enfrente um grave obstáculo: sua venda é proibida para outros estados brasileiros, o que provoca impactos econômicos e sociais significativos sobre os pequenos produtores. Isso é um fato que ocorre no Brasil que a população desconhece. O filme é favorável a uma mudança na legislação é isto que ele mostra e que quer com isso despertar esta discussão em toda a sociedade.
O filme está em cartaz e participa de alguns circuitos gastronômicos se você tiver oportunidade não deixe de assistir. Essa semana, por exemplo, ele está sendo exibido no Simpósio de Queijos Artesanais em Fortaleza, mas já passou por BH, Rio, São Paulo, Juiz de Fora, Poços de Caldas e Porto Alegre.
Se você quiser saber mais a respeito, vai no site, lá tem os locais de exibição, por exemplo: www.omineiroeoqueijo.com.br
Veja:
3 respostas
Muito legal Patty, pena que não possamos ver a íntegra, quem sabe não vai pra TV?
Abraços!
Olá Patty!
Se eu não me engano, o blog Panelaterapia divulgou este filme também num post. Achei muito legal falarem sobre este assunto. Moro em Minas e sei o quanto os mineiros valorizam um bom queijo. Beijos!!
Paula
gostei muito desta matéria.