Pão Caseiro – Melhor receita

é um espetáculo, fácil de fazer, vão poucos ingredientes (praticamente tudo você tem em casa), rende bastante, você pode modelar ou só colocar em uma forma, é macio e muito saboroso.

Direto ao ponto

Há algumas semanas fiz essa receita de Pão Caseiro e falei nos stories do Instagram (me sigam lá @aquinacozinha). Foi uma loucura a quantidade de pessoas que começou a me pedir a receita.

Porque como mostrei ele é um espetáculo, fácil de fazer, vão poucos ingredientes (praticamente tudo você tem em casa), rende bastante, você pode modelar ou só colocar em uma forma, é macio e muito saboroso.

Ele não é um pão salgado e nem doce, meio que se assemelha a um pão de leite. Portanto, você pode tanto fazer um sanduíche com ele, como apenas passar geleia e comer.

Só te digo isso: favorita essa receita, copia no seu caderninho, salva, faz qualquer coisa, mas guarde essa receita, pois ela é daquelas bem boa que a gente vai usar pela vida afora.

Anota o que você vai precisar:

Pão Caseiro

Ingredientes:

200 ml de água morna

200 ml de leite morno

200 ml de óleo

2 ovos

1 kg de farinha de trigo

1 pacote de fermento biológico seco (10 g)

2 colheres (de sopa) de açúcar

1 colher (de chá) de sal

Para pincelar (opcional)

1 gema

1 fio de óleo

Modo de Preparo

Misture a água, o leite, o fermento e o açúcar, reserve. Em uma tigela coloque os dois ovos, o óleo e o sal, mexa bem até os ovos ficarem homogeinizados. Agora vá acrescentando a farinha de trigo e o liquido com o fermento, intercalando os dois. Não coloque toda a farinha de uma vez, vá aos poucos. Coloque a massa na mesa com um pouco de farinha de trigo e vá acrescentando a farinha até a massa não grudar mais nas mãos. Sove a massa até ela ficar lisa e elástica (explico melhor no vídeo).

Coloque a massa de volta na tigela e deixe o pão fermentar por cerca de uma hora ou até ele dobrar de tamanho.

Retire a massa divida em três e faça os pães ou modele como mostrei no vídeo. Deixe novamente fermentar e dobrar de tamanho.

Misture a gema e o óleo, e pincele sobre os pães depois de crescidos. Leve ao forno médio preaquecido por cerca de 25 minutos ou até ele dourar dos lados. Pronto é só tirar-lo e esperar amornar para desenformar.

Fiz um vídeo, bem completo para você ver o passo a passo da receita, assista.

O vídeo está um pouco longo, mas vai valer a pena, pois até quem nunca fez um pão, vai conseguir fazer, veja:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.