Quando estive em Blumenau, Santa Catarina para participar da SCGourmet fiz, junto com os outros blogueiros, alguns passeios pela cidade e por algumas lojas.
Já falei, no post sobre a SCGourmet como estou encantada com Blumenau e passear por ela foi uma delícia ainda mais acompanhada de dois guias ilustres, o Norberto Mette que é ex-diretor da SANTUR (Santa Catarina Turismo), ex-secretário de turismo de Blumenau, ex-presidente da Vila Germânica e que durante dez anos foi o responsável pela organização da Oktoberfest Blumenau e criou vários outros eventos na empresa onde hoje é diretor e Develon da Rocha que é um dos organizadores da SCGourmet e que foi um anfitrião perfeito nos dias em que estivemos lá. Passeamos bastante, rimos muito e ouvimos histórias pitorescas sobre essa delícia de cidade que é Blumenau.
Gente foi muito passeio e muita coisa que fizemos, separei aqui para mostrar algumas, porque além de participar da SCGourmet, ainda saímos muito para passear e fazer uma coisa que desde a primeira hora que cheguei lá fiz, comer. Gente é muita comida e comida boa.
Até eu ir para Blumenau eu tinha experimentado pouca coisa da culinária alemã, mas lá comi muito e voltei apaixonada pela comida alemã. Mas, o problema (se é que isso é um problema) é que eles são meio exagerados nas porções ,kkk, quando eu digo que é muita comida, é porque é MUITA mesmooo.
Dá uma olhada em alguns lugares que fomos:
Esse é um dos mais antigos e tradicionais clubes de Santa Catarina, foi fundado em 1859, e o nome dele era “Schützengesellschaft Blumenauer”, só a partir de 1944 é que ficou sendo chamado de Tabajara. Pelo que fiquei sabendo o nome mudou por conta da segunda guerra, eles resolveram tirar o nome alemão e adotar um nome indígena.
É um clube muito bonito e muito agradável, nós fomos almoçar lá. Fomos servidos pelo Ceará, um conterrâneo nordestino que há muitos anos trabalha lá como garçom. A comida toda era muito boa, mas destaco a língua defumada, a maionese de camarão e o Hackepeter, que é tipo o beef tartar, feito a base de carne crua e bem temperada.
Rua Alwin Schrader, 415 – Centro (47) 3221-2600Que lugar legal gente, vale muito a visita, mesmo se você não bebe. Claro que o carro chefe lá é cerveja e tem, nem sei quantos tipos de cervejas, mas tem refrigerantes, energéticos e vários petiscos da culinária alemã. Mas o que vale mesmo a pena é o clima do lugar.
Lá é a cervejaria (a fábrica) e na frente, separada por um vidro está a Estação Eisenbahn, um bar que serve a autêntica cerveja de Blumenau e você pode observar de perto a cervejaria em pleno funcionamento enquanto bebe, come e aproveita a boa música da banda que toca música alemã. O povo se anima viu gente, tinha muitas senhorinhas e senhores de mais idade que deixam qualquer um no chinelo em animação, eles cantavam junto com a banda e animavam todo mundo.
Rua Bahia, 5181 – Salto Weissbach (47) 3488-7371Esse é um dos chocolates mais tradicionais de Blumenau e foi fundada em 1858. Amei o chocolate com flor de sal, o beijo crock e as trufas, gostei muito da de limão siciliano e café. O diferencial deles é que só usam manteiga de cacau como gordura, o que deixa os chocolates com um sabor especial.
Rua Curt Hering, 226 (47) 3326-2201É uma loja linda que dá vontade de comprar tudo, muito bom gosto nas peças gente. Ela é bem tradicional na cidade, desde 1950 que atua no segmento home, e é referência, tem nove lojas no estado todo.
Rua XV de Novembro, 367 (47) 3326-0277Celpa
Depois de conhecer a linguiça blumenau e comer até naõ poder mais, claro que todo mundo queria ir comprar para trazer para casa. Fomos na Celpa que é onde muitos chefs, e donos de restaurantes, compram. Inclusive deu para perceber também, enquanto estávamos lá que todo mundo que vai viajar dá uma passada por lá para levar essas delícias. Claro que comprei a linguiça blumenau e outras coisitas, mas queria muito ter trazido esse patê de torresmo (foto) que é uma delícia, mas não deu, pois tinha que ficar refrigerado e meu voo ia demorar muito porque tinha conexão.
Rua Fridolino Schmitt, 234 (47) 3397-7937Recanto Silvestre
Esse lugar fica num bairro chamado Nova Rússia, uma área linda, com uma vegetação exuberante e rios com corredeiras. Fomos almoçar lá na quinta-feira quando é servida a tradicional feijoada, nos outros dias são servidas outras comidas. A costela de lá também é bem falada. O ambiente é lindo, a comida é boa, vale a pena. Para quem quiser tem uma casinha que eles alugam e também tem um camping, tudo na beira desse rio maravilhoso.
Rua Sta Maria, 4269 (47) 3336-5895
Deu para ver que foi uma viagem muito boa né e isso foi um pouquinho, porque nunca dá para a gente mostrar tudo né, olha mas quem for para a região não deixa de passar também no Espaço Herig onde tem a loja da Herig, a fábrica e um museu, passe também na loja da Hemmer que tem todo tipo de molhos, antepastos, etc… o preço é muiiito bom.
Uma resposta
Que bom que você gostou da minha cidade. Amo Blumenau. Volte sempre.