Esse é um pastelzinho assado, muito fácil de fazer. Eu recheei com queijo e goiabada e ficou uma delícia, mas dá para usar outros recheios como falei lá nas dicas no final do post.
É uma receita super simples que você pode usar para um lanche, para um café da tarde, ou mesmo fazer uma bandeja para um aniversário.
Como já estamos chegando próximo ao início da copa, coloquei em uma panelinha amarela com papel de seda verde, isso para dar uma ideia para a sua mesa de petiscos nos dias de jogos. Mas, você pode fazer a composição de cores que mais combine com a sua festa ou com a sua mesa de chá.
Essa receita da para fazer no dia anterior e guardar em um recipiente fechado.
Anota aí a receita:
Pastelzinho Romeu e Julieta (queijo com goiabada)
Ingredientes (30 pasteis médias)
4 xícaras (de chá) de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara de manteiga ou margarina (com sal)
1/2 xícara (de chá) de açúcar
Água suficiente
Recheio
150 g de goiabada em cubinhos
150 g de queijo (pode ser o Minas, o coalho, o muçarela)
Modo de Preparo
Misture a farinha de trigo com o açúcar e com a manteiga até formar uma farofa como na foto 02 (eu usei um garfo para fazer isso). Depois acrescente água aos poucos até dar o ponto onde a massa solta das mãos como na foto 03. A quantidade de água varia dependendo da umidade da farinha que você usar, por isso vá colocando aos pouquinhos (para mim foi bem menos que meia xícara de água). Depois cubra essa massa e deixe ela descansar por uns 20 minutos.
Depois abra a massa com um rolo ou com uma garrafa, corte com um cortador redondo (eu usei a boca de um copo), coloque pedacinhos de queijo e goiabada, feche formando o pastelzinho e aperte as bordas com um garfo. Coloque em uma forma untada com óleo e leve ao forno médio (180 graus) até ficar dourado na parte de baixo (o meu ficou 15 minutos).
Observações:
- Eu fiz uma assadeira com os pasteizinhos como os da foto 08 e fiz outra com os pasteizinhos passados no açúcar. Antes de colocar na assadeira, passe os pasteizinhos que foram fechados no açúcar (cristal ou refinado) e coloque na forma untada, leve ao forno.
- Se não quiser abrir os pasteizinhos com um rolo, pode pegar uma porção da massa e ir abrindo na mão, coloque o recheio e feche, depois aperte as bordas com o garfo.
Dicas:
- Você também pode rechear os pasteizinhos com doce de leite, banana caramelada, doce de maçã, brigadeiro ou o que a sua criatividade indicar.
- Com essa massa também dá para fazer pastel de forno com recheio salgado é só tirar o açúcar da massa.
- Depois de frios, conserve em um pode de vidro que tenha tampa.
10 respostas
Adoro suas receitas,adoro aprendef algo diferente sempre.
Obrigada Aline
Beijos
Patty
Oi patty adoro suas receitas sao maravilhosas esta de parabens é muito amor. Queria so resaltar contigo que sinto falta no site a parte de busca iria facilitar ainda mais. Beijos
Mas tem a busca Silvia, na coluna da direita.
Só não tem a busca ainda na versão para celular,mas já estamos providenciando.
Beijo
Patty
oi achei que ficou lindo mas nao sei se a farinha e com fermento ou nao me responde .
Oi Carminha é farinha de trigo sem fermento.
Abraços
Patty
esses pastéis são pincelados com gema de ovo ?
Sim Letícia, alguns passei gema e outros passei no açúcar.
Esse pastelzinho doce pode fazer com a massa pronta?
Sim, Andrea, dá para fazer. Mas escolha uma boa marca de massa pronta.