Qual o melhor aparelho de fondue?

Aparelho de fondue, não é essencial para fazer fondue, mas facilita muito, e também confere um charme especial à noite. Veja qual o melhor para sua receita.

Direto ao ponto

Qual o melhor aparelho de fondue

Depois que fiz a noite de fondue aqui em casa aproveitei para escrever alguns posts sobre esse tema aqui no blog. Sei que muita gente acha difícil fazer fondue e também uma coisa muito cara.

Como mostrei nos posts anteriores é muito simples fazer uma receita de fondue e até quem não tem experiência na cozinha conseguirá fazer. Mostrei também que você pode fazer com que o seu fondue seja caro ou barato dependendo dos ingredientes e acompanhamentos que você escolher.

Quanto ao aparelho de fondue, que não é essencial para se fazer fondue, mas que facilita muito, pois é mais cômodo e também confere um charme especial à noite, encontramos dos mais diversos preços.

Dando uma pesquisada rápida na internet encontrei aparelhos de fondue de alumínio completos com a panela, os garfos, o suporte e os queimadores (espiriteira ou vela) por R$ 39,90, barato se comparado a aparelhos que custam dez vezes mais que isso. Os de cerâmica pequenos com vela que é bom para fondues doces e que serve duas pessoas dá para encontrar ainda mais barato.

Tipos de Panelas de Fondue

TIPOS PANELAS DE FONDUE

As panelas de fondue podem ser encontradas de vários materiais e por isso de vários preços, você vai escolher de acordo com a sua necessidade e com o seu tipo de receita. Elas podem ter um cabo ou duas alças laterais. Conheça um pouquinho mais sobre elas e veja de qual você vai precisar:

  1. Elétrica

É um aparelho de fondue, ou panela elétrica que vem com um fio e tem que ser ligada na eletricidade. Isso restringe um pouco, pois ela tem sempre que estar junto a uma tomada. A grande vantagem dela é que ela possui um regulador de temperatura e você pode tanto deixar a temperatura alta para fondues de carne, como baixa para fondues de chocolate. Por isso funciona bem para todas as receitas de fondue. O preço varia muito, mas já vi esse tipo de panela com preços acima de 180 reais na internet.

  1. Cobre

A panela de fondue de cobre é uma das que eu acho mais bonita. Ela alcança altas temperaturas por conta do metal, então é ideal para fondues de carne e frutos do mar que precisam de óleo ou caldo para ser preparado. Não é uma panela tão fácil de achar e o preço dela pode ser um tantinho elevado.

  1. Ferro

A panela de ferro fundido é esmaltada e tem uma durabilidade imensa, dizem que é panela para a vida toda. Esse tipo de panela aquece muito bem e mantém essa temperatura por mais tempo por isso ela é ótima para fondues de carne e frutos do mar. Algumas dessas panelas também tem a vantagem de poderem ser usadas diretamente no fogão, o que facilita o preparo da fondue. O preço aqui varia muito e algumas marcas tem preços acima de 1.000 reais.

  1. Inox

Essa panela também é uma panela que aquece muito fácil o que é bom para fondues de carne, por exemplo. Normalmente são panelas que vem em um aparelho completo de fondue e são muito bonitas e sofisticadas. O preço pode variar bastante, mas normalmente não é uma panela de fondue das mais baratas.

  1. Esmaltada

Essa panela esmaltada é uma panela bem versátil para fazer fondue. Essa panela é boa para fondues de queijo e doce de leite e diminuindo a chama também é boa para fondues de chocolate. Ela tem uma infinidade de modelos, das pretinhas básicas até umas coloridas bem lindinhas. Você encontra panelas desse tipo com preços abaixo de 100 reais, mas se quiser as mais bonitas daí o preço aumenta bem. Mas, fora as panelas de fondue de cerâmica essas esmaltadas são as que a gente consegue os melhores preços. Acho uma das melhores opções para quem não quer gastar muito, pois elas fazem fondue doces e salgados.

  1. Vidro

É uma panela bonita pela transparência, mas que exige cuidados com a variação de temperatura para não ter problemas e acabar perdendo sua panela. Ela é ótima para fondues de queijo, doce de leite, chocolate, só tome cuidado com a temperatura para não queimar as fondues, para isso regule a chama embaixo da panela e nunca esqueça de usar a placa difusora de calor que vem com ela. Só achei esse tipo de panela acima dos 200 reais.

  1. Alumínio

Normalmente as panelas de fondue de alumínio são revestidas de antiaderente e não são das mais baratinhas, mas tem a vantagem de ser fácil de limpar. Esse tipo de panela é ótima para fondues de queijo, de chocolate e de doce de leite, entre outros. Tem uma coloridas e estampadas bem lindas no mercado. O preço fica próximo dos 200 reais.

  1. Cerâmica

De longe essa é a panela mais barata de todas, mas ela tem a desvantagem de não alcançar altas temperaturas, pois ela normalmente utiliza uma vela, como elemento de calor. Por isso, gosto dela apenas para os fondues de chocolate, tanto o preto quanto o branco. O bom também, é que normalmente elas são pequenas e a gente pode usar várias delas para servir fondues doces de sabores diferentes. Você encontra essas panelas com preços por volta dos 20 reais. Agora se você conseguir encontrar um modelo maior e que não usa vela, daí da para fazer o fondue de queijo também.

 Utensílios complementares

parte aparelho de fondue

Bom, podemos encontrar aparelhos de fondue simples e baratos e outros extremamente sofisticados com design e material superior, mas podemos dizer que a maioria deles são formados por uma panela, garfos, um suporte, queimadores (espiriteira) ou velas e se quiser um aparelho mais completo com uma bandeja e potinhos para acompanhamentos.

  1. Aparelho de fondue

Você pode comprar um aparelho completo de fondue, que já vem com a panela, os garfos, com o suporte, com o queimador (espiriteira ou vela), com a bandeja e até com os potinhos. No caso desse da foto, os potinhos para acompanhamento ficam fixos no suporte. Eu acho que tem uma grande desvantagem é que ocupa muito espaço na mesa e até para guardar. Agora se você tiver uma mesa redonda, a bandeja do aparelho for rotatória e que seja para servir poucas pessoas, até funciona.

  1. Bandeja

Agora você pode ter apenas a panela, os garfos, suporte e o queimador (espiriteira), daí pode ser uma boa opção você ter uma bandeja com potinhos para acompanhamentos ou molhos. Pode até colocar o suporte da panela de fondue no centro da bandeja. Sinceramente não vejo necessidade.

  1. Suporte

Todas as panelas de fondue vem normalmente com o suporte quando compramos. É uma base de metal que mantém a panela de fondue sobre a chama.

  1. Elementos de aquecimento

Muitos elementos de aquecimento diferentes estão disponíveis, incluindo velas, gel combustível, combustível líquido e elétrico. Se quiser regular a chama do queimador (espiriteira), observe que quanto mais aberta, mais alta; quanto mais fechada, menor a chama. Use o abafador sempre que quiser apagar o fogo NUNCA jogue água, pode espalhar o fogo.

  1. Garfos

Normalmente são de inoxidável e possuem dois dentes. São marcados com cores diferentes para que cada convidado tenha o seu e não se misture dentro da panela de fondue. Evite colocar os garfos de fondue diretamente na boca, eles podem estar muito quentes. Coloque o alimento que você mergulhou na fondue em um prato e coma com garfo normal.

  1. Molheiras e Potinhos

Eu particularmente prefiro usar molheiras e potinhos avulsos, porque gosto de espalhar pela mesa. E você tem a opção de variar os modelos e cores.

 Como usar um aparelho de fondue

  1. A primeira coisa é montar o aparelho de fondue.
  2. Se a sua receita exige que faça no fogão primeiro, então faça a receita no fogão e só depois, coloque na panela de fondue. Agora se sua receita pode ser feita diretamente na panela de fondue, então coloque os ingredientes na panela.
  3. Acenda a espiriteira. Esse passo exige um pouco de cuidado porque você está mexendo com fogo. Coloque álcool gel acima de 65% na espiriteira e acenda com um fósforo. Se for usar álcool líquido procure um acima de 70% ou 90%. Tem espiriteiras próprias para o uso de álcool líquido.
  4. Regule a chama da espiriteira. Para fogo alto deixe os orifícios abertos ao máximo. Para chama baixa (para fondue de chocolate, por exemplo) deixe os orifícios quase todo fechado.
  5. Coloque a panela de fondue apoiada no suporte e por cima da chama.
  6. A princípio deixe os orifícios da espiriteira abertos com a chama alta. Assim que o fondue estiver bem quente, diminua a chama e deixe assim só para manter a temperatura.
  7. Agora é só aproveitar. Use os garfos de cabo longo para mergulhar seus acompanhamentos na fondue e é só comer.
  8. Para apagar a chama, utilize o abafador que acompanha todos queimadores. Feche todos os orifícios e coloque o abafador por cima. Confira se a chama está completamente apagada. Depois espere esfriar para retirar.
  9. Lave cuidadosamente sua panela de fondue, não use materiais abrasivos que possa danificar a panela.
  10. Seque completamente e guarde para a próxima.

Viu como pode ser fácil e bem em conta fazer fondue em casa?

4 respostas

  1. Descrição das opções detalhada e fácil de entneder, principalmente para inexperientes. Gostei.

  2. boa tarde gostaria de saber se vendem estas aparelhos.de fondue se sim ou conhecem quem vemdem entrem em contato para o meu email.

    cumprimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *