Isto mesmo, que tal trocar o feijão pela soja? Eu já faço isto há alguns anos. Não precisa trocar totalmente, mas comer soja pelo menos umas duas vezes na semana. Eu sou a favor da diversidade. Sei que tem muita gente que sempre come arroz, feijão, carne e salada. Não varia muito. No máximo um macarrão de vez em quando. Já eu sempre gostei de fazer coisas diferentes no dia a dia. Por exemplo, para substituir o feijão, muitas vezes uso soja, lentilha, grão de bico, ervilha seca. Eu não gosto de comer sempre a mesma coisa. Sempre variei muito por gostar de fazer coisas diferentes, mas uma outra coisa que ganhamos quando diversificamos o cardápio é que ingerimos uma variedade maior de vitaminas, sais minerais, etc..
Eu uso a soja em grão e a proteína texturizada (aquela que parece uma carne moída seca). Costumo fazer com a soja em grão, saladas, petiscos (tipo amendoim torrado) e cozinhar como o fejão carioquinha. Já a proteina texturizada eu uso misturada com carne moída (de boi ou de frango) para fazer almôndega, hamburguer e rocambole de forno. Aos poucos vou colocando aqui as receitas que faço.
Hoje vou mostrar como faço a soja como feijão.
Soja Cozida
Ingredientes
3 xícaras (de chá) de soja escolhida, mas sem lavar
2 dentes de alho amassados
1/2 cebola picada
1 tomate picado
2 colheres (de sopa) de salsa picada
1 colher (de sobremesa) de colorau
2 colheres (de sopa) de óleo
Sal a gosto
Modo de Preparo
Coloque água para ferver em uma panela. Quando a água ferver misture a soja e deixe ferver por 3 minutos. Desligue o fogo, escorra a água e lave bem a soja com água fria. Agora você vai colocar a soja em um recipiente e cobrir com água, deixe ela de molho de um dia para o outro (+ – 8h). No dia seguinte refogue a cebola no óleo, acrescente o alho e frite mais um pouco. Junte o tomate e a salsa e refogue um pouquinho. Acrescente a soja, o sal e o colorau. Cubra com água até mais ou menos um dedo acima da soja. Cozinhe na panela de pressão por cerca de 20 minutos. Depois abra a panela e deixe cozinhar mais um pouco (uns 10 minutos) sem a pressão. Prontinho, agora é só servir com um arroz branco bem soltinho.
Clique nas fotos para ver maior
Obs.
- Não use a água fria diretamente na soja. Faça como eu disse na receita. Primeiro coloque água quente e só depois coloque na água fria dando um choque térmico. Isto faz com que a soja perca um pouco do seu gosto forte.
- Eu já cozinho a soja temperada, mas se quiser pode primeiro cozinhar e depois temperar.
- O caldo da soja não fica tão grossinho como o do feijão, então eu prefiro deixar ela com menos caldo.
14 respostas
Patty, tb sou adepta da troca da soja por feijão. Não todos os dias, mas vale muito a pena. A soja é riquíssima! Beijinhos, Nane http://www.vovoqueensinou.blogspot.com
Patty, essa soja está com uma cara ótima! Gosto desse grão em salada também.
Aqui em casa é difícil diversificar, eu gosto, mas o marido é adepto do arroz, feijão e carne e o pior, sem salada!
bjs
Ótima dica, xará!! ;oD
Adoro a soja tropeira que minha mamys faz com cuscuz! ;oD
Xerinhos
Paty
Patty eu também estou nessa…tem coisa mais gostosa que fazer um grãozinho diferente, feijão fradinho, grão de bico, lentilha, trigo em grão e soja fazem parte das muitas variações que faço por aqui.
Graças a Deus marido me acompanha então fica fácil, né?!
Bjuss!!!
Patty que legal este truque, tenho dificuldade em comer soja por causa do gosto forte, valeu vou esperimentar.
Bjs
Obrigada pela dica, estou me adaptando à soja, não como nenhum tipo de carne, frango, peixe… então essas receitas irão me ajudar muito, sempre tive um “pré-conceito” de que soja é ruim, mas já estou consumindo a proteina texturizada e estou adorando, bjusss
Olá, querida. Não sei se vc conhece, ou já ouviu falar na culinarista Pat Feldman, lá no site dela tem um post falando sobre a soja e descobri tantas coisas interessantes lá, se te interessar passa por lá. Nesse artigo, fala que, de acordo com os estudos realizados por alguns pesquisadores a soja não é tão saudável assim… Adoro seu site, estou sempre por aqui. Bj.
Vou tentar usar essa idéia ! O pessoal aqui de casa não aprecia soja.
Vou fazê-la em grãos. Vou insistir.
Grata,
Zu
Eu troquei o feijão pela sojà valeu apena amei mesmo muito obrigada
😉
O importante é a gente ter uma alimentação balanceada né Daniela.
Beijo
Patty
Nunca consumir soja em grao estou mto ansiosa para experimentar.
Ola, gostei da sua dica e as vezes faço tambem outra receita : quando cozinho feijão, coloco metade feijão e metade soja…fica muito bom e o caldinho nao fica tao ralo,,,uma delicia
Que diferente Maria. Beijão
Vou experimentar comer soja a primeira vez, depois mando o resultado.