Como eu prometi, aí está a receita de croquete que eu tinha prometido. E não será só uma. Já separei mais duas para fazer. Se vamos fazer fritura para comer como petisco nesses dias de jogos da Copa das Confederações, vou aproveitar então, e fazer algumas opções.
Hoje a tarde o Brasil enfrenta o México e minha sugestão para petiscar é esse croquete. Só não vale exagerar né gente? Que fritura é uma delícia não podemos negar, mas que faz mal, nós também não podemos negar, então a solução é a moderação. Devemos ter moderação em tudo, até mesmo na própria moderação, rs.
Bem deixando de tanta conversa vamos à receita?
Receita de Croquete de Carne
Ingredientes (20 croquetes)
500 g de carne moída
2 colheres (de sopa) de manteiga
4 dentes de alho amassados
1 cebola ralada
1 xícara (de chá) de leite
1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo
1 colher (de café) de pimenta do reino
1/2 colher (de chá) de sal
Para empanar
2 ovos
2 xícaras (de chá) de farinha de rosca (pão)
Óleo para fritar
Modo de Preparo
Esquente a manteiga em uma panela e acrescente a carne moída, mexa bem. Deixe a água que vai se formar na carne, secar. Daí frite um pouquinho. Acrescente o alho e a cebola e frite mais. Junte a pimenta do reino e o sal. Acrescente o leite e a farinha de trigo. Misture muito bem. Vai se formar uma bola de carne, mas com calma e espalhando a massa, cozinhe por alguns minutinhos. Retire a massa do fogo e deixe esfriar. Depois da massa fria, modele croquetes.
Coloque os ovos em um recipiente e bata ligeiramente com um garfo, em outro recipiente coloque a farinha de rosca. Passe os croquetes primeiro no ovo e depois na farinha de rosca, faça isso em todos eles.
Em uma panela pequena coloque óleo suficiente para cobrir pelo menos metade do croquete. Deixe o óleo aquecer e coloque os croquetes aos poucos. Quando dourar, retire com uma escumadeira e coloque sobre papel absorvente para retirar o excesso de óleo. Sirva logo a seguir, bem quentinho. Ele é crocante por fora e cremosinho por dentro.
Você pode servir com algum molho específico, ou apenas com catchup ou pimenta.
Dica:
- Eu gosto de colocar o ovo batido e a farinha de rosca em recipientes pequenos, assim não preciso colocar a mão dentro da vasilha para empanar, só balanço o recipiente.
- Use uma panela pequena para fritar, assim você coloca mais óleo, deixando o croquete praticamente submerso, assim ele fica bem sequinho.
Observação: Eu gosto de fazer a farinha de rosca em casa, pois deixo ela mais fina ou mais grosseira, dependendo do meu gosto. Se você quiser fazer em casa, veja esse post:
Como fazer farinha de rosca em casa
11 respostas
vou fazer qualquer dia acho q está bom.
Faz sim Eliete, é muito bom.
Beijos
Delícia. São seuinhos. Com cara de quero mais. Vou experimentar.
Hummmm!!! Deve ser uma delícia!!!…
Esse croquete de carne e exelente e facil
obrigada pelas dica
Amei, lá em casa sempre compramos bolinho de peixe. Mas depois desta receita deliciosa…sem não!
Gente ficou perfeita a receita, podem seguir ao pé da letra, ela é perfeita, tvz na próxima eu diminua a quantidade de manteiga, mas fora isso , perfeita.
Preciso muito e urgente experimentar essa receita rsrs.
Vai “cair de costas”, Murilo. Se prepara!
Vou fazer.