Receita de Mungunzá com Leite Condensado

Receita de canjica feita com leite condensado e creme de leite. No Nordeste do Brasil essa receita é chamada de Mungunzá.

Direto ao ponto

Canjica ou Mungunzá com leite condensado (2)

Agora o frio chegou de vez, né gente? Aproveitei e fiz nesse fim de semana esse Mungunzá, ou como chamam no Sul e Sudeste do Brasil, Canjica. Eu já fiz aqui no blog algumas receitas de mungunzá, mas dessa vez fiz usando leite condensado e creme de leite. Dá uma cremosidade super especial.

É uma receita bem fácil de fazer, vamos ver como fiz:

Receita de Mungunzá com Leite Condensado

Ingredientes (20 porções)

500 g de milho para mungunzá/canjica (pode ser o milho branco ou o amarelo)

2 litros de água

1 pau de canela (grande)

10 cravos

1 vidro de leite de coco (200 ml)

1 lata de leite condensado (395 g)

1/2 lata de açúcar

2 latas de leite

1/2 colher (de chá) de sal

1 lata de creme de leite (300 g)

 

Modo de Preparo

Na noite anterior coloque o milho de molho em água para hidratar.

Depois que o milho inchou coloque o milho na panela de pressão e acrescente os dois litros de água, a canela e o cravo. Leve ao fogo, assim que a panela começar a chiar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 45 minutos.  Retire a pressão da panela, abra e acrescente o leite de coco, o leite condensado, o açúcar, o leite e o sal. Misture bem e volte ao fogo, agora com a panela aberta. Deixe cozinhar mais uns 10 ou 15 minutos com a panela semi tampada e mexendo vez por outra. Depois, acrescente o creme de leite, deixe esquentar bem e pronto.

Você pode comê-lo quente ou frio.

Clique nas fotos para ver em tamanho maior

Dicas:

  • Use a lata de leite condensado para medir o açúcar  e  o leite.
  • Não deixe de colocar o sal, ele vai dar um realce especial no sabor.
  • Se você tem receito em usar a panela de pressão, leia esse artigo: Como usar a panela de pressão.

 

43 respostas

  1. Patty, sempre faço mungunzá ou canjica, gosto muito, tenho feito só com leite condensado, leite desnatado,l.coco light e coco sem adição de açúcar. Tb já fiz com creme de leite e fica sim ótimo. Bjs.

  2. Patty, adoro mugunzá, e amei sua receita, esse mistura de ingredientes, leite condensado, coco e creme de leite conferiu uma deliciosa sobremesa e ficou bem cremosinho do jeito que gosto. Adorei. Beijinhos, ótima semana

  3. Oi Patty
    Canjica é uma delícia!
    Não sabia que existia milho amarelo para canjica…
    Vou fazer essa receita
    Bjs

  4. Utilizei uma panela de pressão eletrica,posicionada como cozimento de feijão,ficou muito bom,minha esposa gostou,farei novamente para familiares.

  5. Oi Patty! Quero saber se posso adicionar a sua receita um pacotinho de coco ralado ou vai ficar muito “cheio de informações”?

  6. Experimentem substituir o leite condensado pelo delicioso e mais saudável leite de coco, quando se tem um verdadeiro mungunzá (ou munguzpa, ou manguzá).

  7. Gosto de mungunzá mas aboli leite condensado da minha lista de ingredientes. É muito açúcar. Então vou tentar adaptar essa receita substituindo o leite condensado por açúcar demerara, numa quantidade que não fique tão doce.

  8. Adoro canjica. Uma dúvida: Se ao abrir a panela de pressão, eu devo utilizar a água que sobrou na panela? Obrigada!

  9. Sou do Ceará e aqui amamos canjica amarela. Sempre faço sua receita e fica perfeita. Muito gostoso!!! Parabéns… Continue compartilhando essas delícias de receitas. Bjos

  10. A receita é muito fácil. Se seguida direitinho, o mungunzá fica ótimo. Já tinha feito antes, mas como fazia tempo, procurei uma receita para me certificar e essa foi a que me pareceu mais fácil, rápida e prática, semelhante ao que já fazia. Parabéns.

  11. Oi Patty! Olá pessoal olha Eu fiz mas o milho ficou aguado meio sem doce, entende? mas o caldo ficou cremoso uma delicia “dica especial do Juquinha de Alagoas: se deixar o milho com um pouco de leite em pó na agua da noite anterior ao preparo Ele não fica aguado.outra dica quando colocar o milho na pressão com o cravo e a canela você já põe o açúcar e agua de coco seco junto com a agua na medida que dê os 2 litros completos, dai sem duvidas ele já fica bem incorporado no milho e bem docinho OK”

  12. Olá, João Batista. No mode de preparo coloco, depois que você tira da panela de pressão: “Misture bem e volte ao fogo, agora com a panela aberta. Deixe cozinhar mais uns 10 ou 15 minutos com a panela semi tampada e mexendo vez por outra. Depois, acrescente o creme de leite, deixe esquentar bem e pronto.” É deste ponto, com a panela aberta, que você da o ponto de cremosidade que deseja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.