Brigadeiro pode ficar melhor? Simmmmm. Essa é minha opinião. E ele fica melhor quando transformamos um simples brigadeiro em Palha Italiana.
Eu sou formiga, já falei aqui várias vezes, então brigadeiro para mim é de-li-ci-o-so, mas eu acho que quando misturamos com biscoito de maisena fica melhor ainda, pois quebra o excesso de doce. E a Palha Italiana é exatamente isso: Brigadeiro misturado com biscoito de maisena triturado. Então, eu gosto muiiiito de Palha Italiana, aliás aqui todos gostamos muito, fazer apenas uma receita é uma tortura, pois não da para quem quer.
E para quem quer ganhar um dinheirinho essa é uma boa opção: Vender Palha Italiana. Aqui no Nordeste nunca vi vender Palha Italiana por aí (alguém aí já viu?), mas no Estado de São Paulo que foi onde morei antes daqui, é muito comum. Sempre tem alguém oferecendo seja nas escolas, na faculdade ou mesmo nos lugares de trabalho. Para vender corte em tamanhos maiores, enrole em papel celofane, ou papel filme, enfeite com uma fitinha e pronto.
Essa é uma receita bem clássica, veja como fiz:
Palha Italiana
Rendimento: (16 pedaços médios)
Ingredientes:
1 lata de leite condensado (395 g)
2 colheres (de sopa) de achocolatado (ou chocolate em pó)
1 colher (de sopa) de manteiga
1 pacote de biscoito maisena ou leite (+ ou – 200 g)
Açúcar refinado para passar o doce
Modo de Preparo
- Primeiro você vai fazer um brigadeiro: Coloque o leite condensado, a manteiga e o achocolatado em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Aqui uma dica: Use uma panela com fundo mais grosso.
- Assim que começar a ferver você marca de 8 a 10 minutos ou até o doce soltar do fundo da panela e retira do fogo.
- Quebre os biscoitos em pedaços pequenos. Eu uso as mãos mesmo, porque prefiro o biscoito mais pedaçudo dentro do brigadeiro.
- Acrescente o biscoito quebrado dentro do brigadeiro, fora do fogo. Misture bem e despeje em um recipiente untado com manteiga. Espalhe bem, mas não deixe muito fino.
- Quando esfriar, corte em pedaços e passe no açúcar refinado.
- Guarde em um recipiente fechado ou embale individualmente em papel (alumínio, filme ou celofane).
Clique nas fotos para ver em tamanho maior
Como fazer Palha Italiana no Micro-ondas?
É muito simples. Basta você fazer um brigadeiro no micro-ondas. Clique aqui e veja Como Fazer Brigadeiro no Micro-ondas. Depois do brigadeiro pronto você faz normalmente, misturando o biscoito triturado e colocando em um recipiente para esfriar e depois cortar. Não esqueça de passar no açúcar, senão um fica grudando no outro.
Para aniversário
Corte em pedacinhos menores e coloque em forminhas de papel, aquelas que você usa para brigadeiro, fica bem bonitinho e gostoso também.
Se preferir, pode fazer a Palha Italiana de Oreo, veja:
Uma pergunta:
Alguém sabe porque esse doce tem esse nome? Eu acho que ele não veio da Itália já que o brigadeiro é um doce tipicamente brasileiro.
33 respostas
Olá! Veja o que achei, espero que ajude:
FONTE: http://www.palhabrasileira.com.br/index.php/a-historia-da-palha-brasileira
A História da Palha Brasileira
A Palha Brasileira, antes conhecida como Palha Italiana, é um doce feito de forma artesanal com recheio cremoso de brigadeiro, biscoito de maizena triturado e com chocolate meio amargo. Tem origem controversa, pois diferente do que é imaginado sua origem não é nem portuguesa nem italiana, mas sim brasileira.
É um doce genuinamente brasileiro e sua provável origem está no sul do país, onde nasceu o doce negrinho mais tarde renomeado por brigadeiro, doce que assim como a palha é feito basicamente de leite condensado, manteiga e chocolate. A palha, diferentemente do brigadeiro, sofreu influencia da culinária portuguesa e italiana por uma questão histórica, devido aos imigrantes italianos e portugueses que para o sul do Brasil vieram.
A origem do nome “Palha” acredita-se ter recebido influencia do doce Salaminho de chocolate, que é um doce português o qual em sua receita além do biscoito Maria temos amêndoas sem pele, ou seja, sem palha. No processo de preparação do doce, quando a amêndoa é torrada e friccionada solta a sua palha, marcando assim o nome do doce o qual influenciou. Acredita-se também que a parte “Italiana” do nome é devido a comunidade italiana que vive no sul.
Após pesquisas, podemos concluir que a época de sua criação é desconhecida. Observamos também que esse doce poderia sem problemas ser chamado de Palha Brasileira, pois não há nenhum doce na Itália com esse nome. É um doce genuinamente brasileiro, pois nasceu com a mistura das culturas assim como o povo brasileiro. Agora já sabemos, é Palha Brasileira!!
Beijos
Oi Patty!
Moro em Recife e por aqui vende, e MUITO palha italiana! Amo essa sobremesa e na padaria aqui perto do trabalho, tem uma MARAVILHOSA! Não posso ir lá que não resisto e compro! rs
Eu fazia essa receita de outro jeito, colocava tudo numa travessa, mas vou testar sua receita porque só de ver, deu super vontade de atacar!
Beijinhos e bom fim de semana!
Adorei a sugestão.
Bjs
Minha vó sempre fez esse doce pra mim, e nunca era com brigadeiro. Tinha o leite condensado, o chocolate em pó e o biscoito quebrado, mas só misturava tudo, deixava gelar e cortava os quadradinhos pra passar no açúcar. Também sempre tive curiosidade sobre o nome!
irresistível!!!!
irresistível!
Que coicidência! Eu estava pensando em fazer um doce diferente, que não fosse o clássico brigadeiro ou beijinho, daí esse post veio na hora certa. Está esfriando, espero que consiga corta-lo, é a primeira vez que faço. Amanhã é meu aniversario e o seu tbm, parabéns que vc seja abençoada por Deus e realizada em tudo que fizeres. Sou de Goiás e convido vc a conhecer as águas quentes de Caldas Novas, é maravilhoso e terapêutico tbm, sei que vc e sua familia vai gostar muito, é lá que vou passar meu aniversario junto com minha familia. Felicidades para nos, e espero que a palha italiana fica maravilhosa para meu níver.
Abraços…
Tu não vai acreditar: pensei em palha italiana hoje!! No auge da fome, divaguei acerca de como fazer palha italiana e variar o brigadeiro (q eu adoro e faço muito bem, obrigada). Vou fazer essa pra ontem! Hummmm…
oh meldels… fazendo em 3, 2…
Adorei essa palha!
Estou a um tempão querendo fazer e ainda não me arrisquei. Adorei a dica no microondas =)
Beijão
Aline e fazendo no micro-ondas fica tão bom quanto, rs.
Beijos
Patty
kkkkk, boa Laís.
Beijos
Patty
Eu que já estou com vontade de fazer de novo, kkk #gorda
Beijos
Patty
Somos gêmeas de aniversário, kkk. Felicidades para você e que Deus te abençoe muito.
Sonho em conhecer Caldas Novas, rs. deve ser um paraíso, né?
Beijos
Patty
😉
Beijos
Patty
Não ia no fogo Marcela?
Obrigada Maria.
Beijos
Patty
Eita é mesmo Anne? eu nunca vi vendendo por aqui.
Como assim colocava tudo em uma travessa? Não ia no fogo?
Beijos
Patty
Roberta que ótimo, eu acho que é isso mesmo, né?
Beijinhos
Patty
Patty,
Desculpa! Vai ao fogo sim!
Faço o brigadeiro e numa travessa faço assim: Uma fina camada de leite em pó, biscoito maria, brigadeiro, biscoito maria, brigadeiro e leite em pó por cima… Não coloco açucar não, e depois corto os quadradinhos, todo mundo adora!!! 🙂
Beijos!
Ah sim, rs.
Beijos e bom fim de semana
FIZ A PALHA ITALIANA NOS AMAMOS MEUS PARABENS PELA DICA
Por nada. Que bom que gostaram.
Beijos e bom fim de semana
VC PODE ME DAR RECEITA BOLO DE CHOCOLATE E MUSSE BEM RAPIDINHO
Tem algumas receitas aqui no blog procura no BUSCA lá em cima do lado direito do blog.
Beijos
SERÁ QUE SE SUBSTITUIR A MAIZENA POR CASTANHA DO PARA OU CASTANHA DE CAJU FICARIA BOM?
Amei a receita, eu vou encrementar com algumas sementinhas que gosto tipo linhaça, gengerlin, castanhas e outras, vamos ver o que vai dar. hem como faço para enviar umas receitinhas para você?
Olá, rende quantos?
Oi Patty,gostei da receita, estou pensando em fazer pra festinha da minha filha.São pra 80 pessoas +_, devo dobrar o numero de palhas? Help!!!
BJ!!!!
Oi
Bom dia
Quando faço brigadeiro, as vezes perco o ponto. Você, por acaso, sabe a que temperatura ele dá ponto de enrolar e de colher? Seria uma super, iper, mega dica.
BJUS
Vcs acham que palha italiana é uma boa receita para servir em casamento?
Sim, Henrique, neste caso é bom utilizar formas de doces finos.