Receita de Pudim de Tapioca de Cristininha

Direto ao ponto

Pudim de Tapioca

Cristininha é uma prima de meu marido, mas quem me passou essa receita foi a irmã dele, Ana, há muito tempo atrás e eu nunca tinha feito. Mas, esses dias remexendo nos meus arquivos do computador encontrei a receita e resolvi fazer. É uma receita de família e família baiana.

Essa receita é feita com a farinha de tapioca que é muito comum na Bahia. Não sei se em outros estados tem essa farinha, se tiver me diz aí nos comentários e como ela se chama. A farinha de tapioca é mais quebradinha e torradinha dê uma olhada na Foto 01 onde estão os ingredientes. É com ela que na Bahia fazemos o Cuscuz de Tapioca, Bolo de Tapioca, Mingau de Tapioca, Bolinho de Estudante e outras receitas. Não é a tapioca usada para fazer a tapioca que conhecemos por aí, aquela que parece uma panqueca e que chamamos de Beiju de Tapioca. O Beiju de Tapioca é feito com a goma de tapioca que é a mesma goma de mandioca, veja:  Como fazer tapioca.

Minha mãe quando veio me visitar me trouxe um pacote dessa  farinha de tapioca então aproveitei e fiz essa receita e vão ter outras também aguardem.

Pudim de Tapioca

Ingredientes (faz duas formas de 20 cm de diâmetro)

1 xícara (de chá) de farinha de tapioca

1 litro de leite

1 lata de leite condensado

2 ovos inteiros

1 coco pequeno ralado

1 colher (de sopa) de manteiga

3/4 de xícara (de chá) de açúcar

1 colher (de café) de sal

Para caramelizar

1 xícara (de chá) de açúcar

Modo de Preparo

Coloque a farinha de tapioca de molho no leite em temperatura ambiente por uma hora. Em outro recipiente misture o açúcar e a manteiga, depois vá acrescentando os ovos e misturando bem. Junte o leite condensado, o sal e o coco ralado. Depois junte essa mistura com a tapioca inchada. Vai ficar bem líquida. Agora coloque o açúcar na forma e leve ao fogo mexendo até o açúcar ficar com cor de caramelo. Espalhe o açúcar caramelado pela forma e coloque a massa do pudim. Despeje água fervendo em uma assadeira e coloque a forma coberta com papel alumínio. Leve ao forno médio nesse banho-maria por uma hora. Desenforme depois de frio.

Clique nas fotos para ver em tamanho maior

Dica:

  • Na hora de fazer o banho-maria coloque água fervendo, isso diminui o tempo que o pudim vai ficar no forno.
  • Quando fizer banho-maria acrescente umas gotinhas de vinagre, ou fatia de limão, isso evita que a assadeira fique preta.
  • Caso você esqueça de fazer como eu disse acima e a penela ficou preta aqui tem uma dica de como limpar:

Fervi água e a panela ficou preta, como limpar?

182 respostas

  1. Patty, amei a dica…. tenho a farinha aki e só sabia fazer o mingau com ela….
    Será que dá para colocar no microondas?

    Bjos Any

  2. Oi pessoal
    Podem fazer esta receita sem susto ou medo de errar, pois é uma delícia. Foi bom Pat ter lembrado dela, pois já havia esquecido e poderei fazer para o almoço dos aniversariantes deste mes de alguns membros de nossa família. Vamos nos deliciar com coisas gostosas que não custa nada.

  3. Vou tentar fazer, comprei uma farinha de tapioca (Yoki) sera que é essa farinha do pudim?? Comprei para fazer tapioca e depois que vi que não era… rsrs

  4. Patty,
    Já fiz esse pudim duas vezes e a tapioca sempre fica separada da mistura dos ovos e leite condensado depois de assado. Será que estou fazendo algo errado?

  5. Patty,
    eu fiz a receita e não deu certo. Ficou muito mole, e o caramelo ficou grosso e com gosto de farinha. O que estou fazendo de errado? Vc poderia me ajudar? Obrigada

  6. Era justamente isso que eu procurava. Obrigada por compartilhar a receita.
    Vou tentar fazer o quanto antes porque a vontade tá grande hehe

  7. Que receita deliciosa, amo pudim, vou tentar fazer substituindo o leite condensado e o açúcar por ingredientes similares para diabéticos. Já a tapioca sem problemas!! bjssss

  8. Parabéns, pela receita maravilhosas! eu fiz e foi um sucesso no almoço de domingo,muito obrigado pelas receita me ajudou muito ,ficou delicioso!

  9. Nossa que união perfeita. Eu adoro tapioca e pudim, muito obrigado por compartilhar essa receita conosco. Vou fazer neste próximo final de semana.

    Parabéns pelo artigo, perfeito!!!

  10. Não fazia ideia que dava para fazer pudim com tapioca, to morrendo de vontade de fazer em casa. Só que moro no sul então acho que vai ser meio complicado de encontrar tapioca.

  11. Nossa que receita sensacional! Obrigado por compartilhar comigo essa extrema novidade que eu não sabia rs
    Parabéns pelo conteúdo!

  12. Eu sempre fazia com uma receita que tinha visto em outro site, mas o pudim ficava meio duro.

    Mas com sua receita ficou ótimo, muito obrigado!

  13. Pudim é uma sobremesa super deliciosa e que todo mundo adora aqui em casa. Mas de tapioca ninguém aqui comeu ainda, por isso decidi fazer. Espero que minha família goste.

  14. Olá tudo bem com vocês? espero que sim! aqui é a Marcia, atualmente moro em Vitoria-ES,
    Parabéns Seu artigos É ótimos gostei muito da receita, e dicas,
    Hoje em dia muitas pessoas empreendedoras se perguntam sobre como ganhar dinheiro em tempos de crise,
    afinal todos nós precisamos garantir um boa renda, pois temos nossos gastos e precisamos garantir isso, e aprender trabalhar com DOCES,BOLOS E OUTROS e vocês estou ajudando muito agente do lado de cá parabéns…

  15. Acabei de seguir a receita e fiz o pudim usando a tapioca. Pra mim foi uma novidade. Já tinha feito com pão mas com tapioca foi um baita progresso. Muito mais saudável e todos aqui em casa amaram!!!

  16. Ainda não vi uma receita com tapioca que seja ruim. Simplesmente é um ingrediente que deixa tudo mais gostos, até na sopa eu costumo colocar, ela engrossa o caldo e fica com as bolinhas transparentes e deliciosas!!

    E imagine só o pudim. Ai meu Deus.

    Delícia!!!!

  17. Nossa, amei a receita. Já tinha escutado falar na receita de pudim de tapioca, mas, nunaca tinha arriscado a fazer. Fica mesmo uma delicia.

  18. Nossa, amo tudo o que é feito de tapioca, principalmente porque mato a saudades de quando morava no norte do país. Na calda pode-se fazer uma variação deliciosa que é adicionando cupuaçu, que é uma fruta típica dessa região.

    Fica simplesmente um espetáculo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *