Salada de Feijão Macassar ou Fradinho

Receita de salada feita com feijão fraldinha ou MACASSAR

Direto ao ponto

Salada de feijão fradinho

Quando eu vou cozinhar feijão, eu já cozinho logo 1kg, mesmo que não vá usar todo. Porque é um trabalho só. Além da economia de tempo e gás. Eu cozinho, divido em porções e coloco no freezer. No dia que vou usar, tiro do freezer, descongelo e tempero, daí tenho feijão temperadinho do dia. Foi o que fiz com esse feijão macassar. Cozinhei 1 kg no dia que fiz a Farofa de Feijão Macassar e congelei o resto. Então, resolvi fazer uma salada de feijão, foi só tirar do freezer, descongelar, escorrer e usar.

No post sobre a farofa eu falo sobre o feijão macassar, que parece ser o mesmo fradinho, se quiser se aprofundar mais no assunto, clica aqui.

Vamos ver como fiz a minha salada:

Salada de Feijão Macassar ou Fradinho

Ingredientes

  • 2 xícaras (de chá) de feijão macassar ou fradinho cozido e escorrido
  • 1/2 cebola média picadinha (eu usei a roxa)
  • 1 tomate picadinho
  • 2 colheres (de sopa) de cheiro verde picado (eu gosto com cebolinha, coentro ou salsa)
  • 2 colheres (de sopa) de suco de limão
  • 2 colheres (de sopa) de azeite extra virgem
  • 1 colher (de chá) rasa de sal
  • Alface para guarnecer

Modo de Preparo

Em um recipiente coloque o feijão cozido e escorrido (use o feijão frio). Junte todos os outros ingredientes, menos o alface e misture muito bem. Coloque o sal aos poucos e vá deixando do seu gosto. Tampe o recipiente e leve à geladeira por uns 30 minutos, para apurar o sabor. Na hora de servir, arrume as folhas de alface em um prato e coloque a salada de feijão no centro.

Assista ao vídeo de como fazer:

Dicas:

  • Veja como cozinhar o feijão no post: Farofa de Feijão Macassar
  • Eu gosto de fazer esse feijão quando vou para casa de praia. Eu sei que é doidice falar de praia com esse frio, mas eu tenho que dar essa dica. Dá próxima vez que for para uma casa de praia, leva feijão fradinho cozido (se for congelado leva em um isopor, junto com outros congelados. Eu, quando vou para casa de praia, sempre levo uma tranqueira de coisas inclusive comida), mas você já acha feijão fradinho cozido no supermercado (vende embalado à vácuo ou em caixinhas tetra pak). Então, a dica é deixar essa salada pronta na geladeira antes de ir para a praia de manhã. Daí quando você voltar morrendo de fome, vai na geladeira e ataca. Ou use para acompanhar o churrasco.

6 respostas

  1. Oi Patty, adoro as receitas feitas com esse feijão.Faço uma farofa também maravilhosa com ele.Aqui em São Paulo, você encontra desse feijão para vender até em lojas de 1 real.Ele cozinha super rápido e tem um sabor diferenciado dos outros.Adorei sua receita.Beijos e ótimo final de semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.