Mais uma ideia de sopa funcional que fiz nesse período de detox. Essa ficou deliciosa. Fiz essa sopa funcional com abóbora e chia. Eu sou suspeita para falar porque sou louca por abóbora, mas essa foi uma das mais gostosas que fiz, super cremosa e uma delícia. Certamente, a minha abóbora preferida é essa aí da foto que é a abóbora de leite, porque ela é docinha e bem laranja, quase vermelha. Mas, também gosto da cabotiá, que alguns chamam de abóbora japonesa, fica boa também se fizermos com ela.
Mais uma vez a nutricionista Fernanda Zanovello nos mostra os benefícios dessa delícia, veja:
ABÓBORA
Em primeiro lugar a abóbora, ela é rica em vitamina A (importante para uma boa visão, crescimento e desenvolvimento ósseo, integridade do sistema imune, reprodução – espermatogênese, placenta, feto), fibras (que contribuem para saciedade, controle do colesterol, funcionamento intestinal e redução da absorção de glicose), cálcio (importante na formação de ossos e dentes, contração muscular, coagulação sanguínea), fósforo (importante para estrutura óssea, síntese de colágeno), vitamina C (imunidade, cicatrização, síntese de colágeno), magnésio (contrações musculares e transmissão de impulsos nervosos);
CEBOLA
Cebola tem potássio (transmissão nervosa, contração do músculo cardíaco, função renal), prevenção da hipertensão (reduz a pressão arterial), ação anti-inflamatória e antioxidante, ação diurética.
AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM
Azeite rico em ácidos graxos monoinsaturados (elevam o bom colesterol – HDL), prevenção de doenças cardiovasculares, vitamina E (antioxidante – prevenindo a formação de radicais livres, manutenção do tecido epitelial).
CÚRCUMA
Cúrcuma tem ação anti-inflamatória, digestiva, antioxidante (previne a formação de radicais livres), prevenção de doenças cardiovasculares, inibição da proliferação de células cancerígenas.
CHIA
Chia rica em fibras que formam um gel no estômago (proporcionando saciedade, auxiliando na redução da glicemia, melhorando o funcionamento intestinal), ômega 3 (aumento do HDL – bom colesterol, prevenção de doenças cardiovasculares – aterosclerose, redução do colesterol e triglicerídeos), cálcio, potássio, proteínas, desintoxicação do organismo.
Fernanda Zanovello
CRN-9 02100272
Facebook: Fernanda Zanovello
Agora veja como fiz essa sopa:
Sopa Funcional de Abóbora com Chia
Ingredientes (3 porções)
4 xícaras de abóbora picada e com casca (ou metade de uma abóbora média, usei a abóbora de leite, mas fica boa com a cabotiá)
Corte 1 cebola grande (usei a roxa)
Separe 1 colher (de sopa) de azeite de oliva (pode ser óleo de coco)
1 colher (de sobremesa) de cúrcuma (ou também conhecido como açafrão da terra)
1 pitada de sal (usei o marinho)
2 xícaras (de chá) de água para cozinhar e mais 1 xícara para bater
2 colheres (de sopa) de chia
Modo de Preparo
Em primeiro lugar, coloque o azeite em uma panela e refogue a cebola cortada em fatias, posteriormente acrescente a abóbora, a cúrcuma e as duas xícaras de água. Deixe a sopa ferver, tampe a panela e abaixe o fogo até a abóbora ficar macia, cerca de 10 minutos.
Em segundo lugar, coloque no liquidificador a sopa cozida, mais água (eu usei mais 1 xícara) e 1 colher (de sopa) de chia. Bata bem até virar um creme e coloque o sal. Volte para o fogo para esquentar.
Em conclusão, para ficar mais gostoso, sirva quente com a outra colher de chia polvilhada por cima (divida essa colher de chia entre as 03 porções).
6 respostas
OLÁ PATTY, ESSA SOPA POSSO CONGELAR? NA VIDA DE CORRE-CORRE É SEMPRE BOM TER ALGO CONGELADO. TEM COMO VOCÊ COLOCAR ESSA OBSERVAÇÃO NO POST QUANDO PODE SER CONGELADA? OBRIGADA E BOM CARNAVAL!!!!
Pode congelar sim Nirlei. Mas use as técnicas corretas e o prazo para não perder nutrientes.
Beijos
Ótima e gostosa a sopa de abóbora eu coloco sempre uma batata, assim fica mais cremoso e quando está no prato coloco uma colher de creme de leite e salcinha picada …..uma delícia
Coloquei algumas poucas lascas de gengibre..tb fica muito bom.
0000Receitas Maravilhosas!!!!
Gostei muito das receitas Parabéns para vocêse vou ffazer amanhã a sopa .obrigada.