Eu sei que a maioria das festas juninas, principalmente aqui no Nordeste já acabaram. Mas, também sei que cada vez mais pipocam pelo país as festas julhinas. Então, como hoje mais cedo, dei a receita de Arroz Doce e não tive tempo antes para esse post, por conta das mudanças técnicas aqui do blog, resolvi publicar hoje. Tá valendo, né?
São apenas sugestões do que não pode faltar em um arraial caipira. Dessa vez não vou fazer uma lista de compras porque aqui, vai variar muito para quantas pessoas você vai organizar a festa.
Festa Junina é uma tradição da cultura popular brasileira, onde o homem do campo agradece a colheita do meio do ano. Muito importante nesse tipo de festa são as comidas típicas, as músicas, os instrumentos (sanfonas, matracas, triângulo, etc…) e as danças (Congada, de Minas Gerais, o Bumba meu boi, do Maranhão e a tradicional quadrilha). Junte sua família, escolha um local (que pode ser na sua casa mesmo) e organize um momento muito agradável para fazer com a família, onde crianças e adultos podem curtir juntos.
A mesa
Forre a mesa com uma toalha xadrez ou uma chita florida, espalhe palha seca por cima e enfeite com bolas de isopor cobertas com pipoca (é uma ideia). As comidas podem ser arrumadas em tigelas de barro ou em pequenos recipientes arrumados dentro de chapéus de palha.
As brincadeiras
Não esqueça de organizar algumas brincadeiras bem típicas desse tipo de festa. Improvise uma pescaria enchendo uma bacia grande ou uma piscina de plástico de areia. Outra brincadeira bem fácil de fazer é a torre de latas, que os participantes vão tentar derrubar com uma bolinha. Não deixe de fazer um correio elegante, é muito divertido. Se você quiser pode ainda botar o povo para dançar uma quadrilha, basta ter espaço (pode tirar alguns móveis da sala), colocar um CD de música junina (Festa na Roça, Pula a fogueira ou Cai Cai Balão, são exemplos) e alguém para puxar a quadrilha (“olha a cobraaaa, é mentira!”).
Muito importante
Tem que manter a tradição. Decorar com bandeirinhas e balões coloridos e vestir camisa xadrez, chapéu de palha e acender a fogueira (ou improvise uma de mentirinha).
Os Quitutes
Use copos, pratos e talheres descartáveis. As quantidades vão depender da quantidade de convidados.
Um exemplo para uma festa com 20 convidados, escolha de 7 a 8 receitas doces que dê umas 120 porções, 7 a 8 receitas salgadas (120 porções), 10 espigas de milho cozidas, 2 litros de vinho quente, 1 litro de choconhaque, 2 litros de chá de frutas e uns 6 litros de refrigerante. Isso é só uma base gente, pois sua festa pode ter mais crianças do que adulto por exemplo.
Você pode fazer algumas receitas, pedir a alguns familiares que também tragam pratos típicos e também tem alguns quitutes que você pode comprar pronto para colocar na mesa:
- Paçoca de Amendoim
- Pé de Moleque
- Doce de Amendoim
- Saquinhos de Pipoca
- Refrigerantes
Receitas Juninas
Aqui no blog já fiz muitas receitas típicas para essa festa, como:
Receitas Doces:
Receitas Salgadas:
Milho Verde Cozido
Espetinho de Coração de Galinha
Bebidas:
Choconhaque – Chocolate Quente com Conhaque
Clique e veja TODAS as receitas para Festa Junina
Espero que tenham gostado das minhas sugestões. Fazendo um planejamento e pedindo ajuda dos convidados não é nada difícil organizar um arraial, né gente?
8 respostas
Olá Patty!
Adorei conhecer seu blog, ainda mais por essa postagem incrível de festa junina.
Gostaria de saber se posso colocar seu blog na listagem dos que eu sigo lá no meu blog
Uma ótima tarde!
Abraços
Claro Priscila, pode colocar sim.
Obrigada.
Beijo
Gosto muito das suas receitas pois sao otimas os ingredientes sao faceis de achar vcs estao de parabens.
muito bom
Oi Patty, gosto muito das suas dicas , sigo a risca e tudo fica perfeito, vc sempre me socorre quando tenho dúvidas rsrsrs. Agora mesmo estou cozinhando o milho verde.
Parabéns, muito obrigada e Viva São João .
Que bom Mari, fico feliz. Beijão querida
Amei muito pratico, senti falta do cuscuz e a maça do amor p o Nordeste Adorei
gostei do site e Adorei suas dicas. vao me ajudar muito