Tapioca um ótimo substituto para o pão, mas cuidado com o recheio.

A tapioca é uma boa opção de carboidrato com baixo potencial alergênico. Sendo assim um ótimo substituto para o pão, reduzindo o consumo do glúten na alimentação.

Direto ao ponto

tapioca_aquinacozinha

Como boa nordestina  eu adoro tapioca, mas quando me mudei para Minas Gerais tive muita dificuldade de encontrar para comprar. Com essa moda de comer tapioca, as pessoas tem procurado mais para comprar e a lei da oferta e da procura, faz com que hoje tenha em qualquer esquina! Isso é ótimo!

A tapioca é uma boa opção de carboidrato com baixo potencial alergênico. Sendo assim, um ótimo substituto para o pão, reduzindo o consumo do glúten na alimentação. É super prático de preparar e pode ser consumido no café da manhã, em algum lanche e até como refeição antes da atividade física, por conter energia de rápida absorção.

Porém, é importante ficar atento ao recheio, para reduzir o índice glicêmico da goma.

Que tal aprender a usar essa delicia como sua aliada?!

Veja como fazer e algumas sugestões de recheios:

Como Fazer Tapioca

tapioca Mariana

Ingredientes (1 tapioca)

2 a 3 colheres (de sopa) de goma hidratada

Um pouco de semente de chia, ou farelo de amaranto, ou farelo de aveia

 

Modo de Preparo

Misture a quantidade de goma hidratada, indicada no seu plano alimentar (cuidado com a quantidade, devido ao excesso de carboidrato), geralmente o indicado seriam 2 a 3 colheres de sopa da goma adicionado a um tipo de fibra (semente de chia, farelo de amaranto, farelo de aveia). Aqueça uma frigideira (não precisa untar) em fogo baixo e coloque a mistura em forma de disco, depois vire, espere um pouco e já pode rechear.

Obs: Fazer a tapioca acrescentando uma fibra torna ela bem mais saudável e rica.

Dicas de recheio para tapioca:

Tapioca marguerita

Adicionar muçarela de búfala ou queijo sem  lactose (verificar com seu nutricionista, se você pode consumir o queijo no plano alimentar), com tomates e orégano.

Tapioca delicia

Adicionar 1 colher de tahine (pasta de gergelim) com 1 colher de geleia sem açúcar (pode ser caseira ou da marca Queensberry)

Tapioca com ovo

Fazer o ovo mexido no óleo de coco, ao final acrescentar 1 colher de chá de açafrão (tem um alto potencial antiinflamatório)

Tapioca com homus (pasta de grão de bico) ou pasta de Tofu

Veja aqui umas receitinhas de pasta de tofu

 

E essa foto abaixo é uma das marcas de goma hidratada que encontro para fazer a tapioca:

 

Comer tapioca é saudável

Espero que tenham gostado das dicas!!

Beijos

 

Dra. Mariana Jones

Nutricionista clinica funcional e ortomolecular

Colaboradora do Aqui na Cozinha

Facebook: Nutricao Clinica Funcional e Ortomolecular

 

 

 

4 respostas

  1. O nome correto para a pasta de grão-de-bico é homus. Húmus é a matéria orgânica proveniente da decomposição de animais e plantas por meio de organismos como fungos e minhocas.

  2. Estou substituindo a tapioca pelo pão,que adoro,mas engorda.Agora minha dúvida: A tapioca engorda? Claro que depende do recheio!

  3. Adoro!! Muito bom, e não engorda!! E pratico para fazer,, nas minhas sempre coloco peito de peru em fatias, uma delícia!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.