Foto: Ludek
O leite e derivados sempre estiveram muito presentes na nossa alimentação né? Quem não lembra da vovó oferecendo um leitinho antes de dormir? E tinha-se o conceito de que se a mãe não podia oferecer o leite materno, o ideal seria o leite de vaca.
Hoje a ciência já vem associando o alto consumo de leite e derivados com o desenvolvimento de doenças inflamatórias, principalmente para os bebês, já que o trato gastrointestinal ainda esta imaturo para receber proteínas tão alergênicas.
Quer saber por quê?
O leite de vaca é nutricionalmente completo para o bezerro e não para o ser humano. Sempre gosto de incentivar as pessoas a pensarem: Já viram algum outro animal, tomando leite de outra espécie? Tipo um porquinho mamando em uma vaca? Então, isso acontece por que o único leite que precisamos é o leite materno, que é nutricionalmente completo para o nosso organismo. Lembrando que o ser humano é o único animal que continua tomando leite na vida adulta.
E vocês devem estar se perguntando, e o cálcio? Saibam que o cálcio do leite de vaca, não é biodisponível para o ser humano, isso significa que não conseguimos aproveitar esse cálcio. E existem outras opções de melhor absorção, como o cálcio da couve, por exemplo.
Muito tem se falado da lactose, a lactose é o açúcar do leite, que no nosso organismo é quebrada pela enzima lactase. Muitas vezes na vida adulta essa enzima diminui sua ação , desenvolvendo a intolerância a lactose, associando sintomas como: diarreia, vômitos, e outros sintomas digestivos. Porém, a maior causa de doenças sistêmicas desencadeadas pelo leite de vaca não é a lactose e sim suas proteínas alergênicas, que provocam uma inflamação na mucosa intestinal causando alteração na permeabilidade, facilitando a passagem de macromoléculas e sobrecarregando sistema imune e dificultar a má absorção de nutrientes.
A maior parte dessas alergias são mediadas por IgG e os sintomas muitas vezes não aparecem imediatamente o consumo, podendo ser apresentados até após 3 dias do consumo. E diversos estudos demonstram a associação do excesso de consumo de leite e derivados , com otite, dermatite, rinite, sinusite, bronquite, obesidade, aumento da resistência à insulina, gastrite, esofagite, refluxo, obstipação intestinal, enxaqueca, fadigas inexplicáveis, artrite reumatóide, falta de concentração, ansiedade e até mesmo depressão.
Fique de olho! E reduza o consumo excessivo de laticínios na sua alimentação. E o mais importante é procurar um profissional capacitado para te avaliar.
Abraços,
Dra Mariana Jones
Nutricionista clinica funcional e ortomolecular
Colaboradora do Aqui na Cozinha
Facebook: Nutricao Clinica Funcional e Ortomolecular
Uma resposta
Adorei!!!! Depois de adulta descobri que tinha intolerância a lactose…. sofri muito. Agora, com uma dieta mais equilibrada, me sinto bem melhor!! Muito útil esta matéria!!!!