Eu gosto de fazer pão em casa. Tem outro sabor. Até que, há uns 6 anos atrás resolvi comprar uma Máquina de Fazer Pão (MFP), que eu super indico, vale muito a pena ter uma. Eu uso a minha para fazer a parte pesada como misturar os ingredientes e sovar a massa. Mas, mesmo assim tem dias que faço a massa no muque mesmo. Este pão integral eu fiz tudo. Dei descanso para a máquina e eu mesma misturei os ingredientes e sovei a massa.
Eu fiz assim:
Pão Integral
Ingredientes
3 xícaras (de chá) de farinha de trigo integral
2 xícaras (de chá) de farinha de trigo branca
1 colher (de sopa) de fermento seco para pão
1 colher (de café) de sal
1 colher (de sobremesa) de açúcar
2 colheres (de sopa) de azeite extra virgem
1 xícara (de chá) e 1/3 de água
Modo de Preparo
Na mesa coloque a farinha de trigo integral, metade da farinha de trigo branca, o fermento, o sal e o açúcar formando um montinho. Abra um buraco no meio e coloque o azeite e a água. Vá misturando e acrescentando o restante da farinha de trigo branca. Misture bem até formar uma massa que solta das mãos (foto 3). Agora você vai sovar a massa por uns 10 minutos. Você pode sovar a massa como explico abaixo nas Dicas ou também, pode dividir a massa em pequenas porções e sovar cada uma separadamente (foto 4). Depois coloque a massa em um recipiente e cubra para ela descansar e dobrar de tamanho (cerca de 1 hora). Depois deste tempo, corte a massa em duas partes e modele dois pães. Eu passei os pães no gergelim, mas é opcional.
Você vai colocar os pães em uma assadeira untada com óleo e deixar descansar novamente. Deixe até dobrar de tamanho (mais ou menos 1 hora). Depois leve ao forno até dourar na parte de baixo do pão.
Clique nas fotos para ver maior
Dicas:
- Vá acrescentando a farinha de trigo branca aos poucos, pois você poderá usar um pouco mais ou um pouco menos do que a quantidade que está marcada na receita. Isto vai depender da umidade da farinha que você for usar.
- Na hora de colocar a massa para descansar e dobrar de tamanho deixe em um lugar onde não pegue vento. Eu deixo a minha dentro do forno desligado.
- O que é sovar a massa? É trabalhar a massa (bater, esticar, apertar) sobre uma superfície para formar o glúten que dá a textura da massa e também para espalhar os gases do fermento, o que vai deixar o pão mais fofinho.
- Como sovar a massa?
- Junte a massa formando uma bola e aperte ela toda junta.
-
Pressione a base da palma firmemente contra a massa, empurrando para frente. Como se estivesse esticando a massa.
-
Dobre as bordas da massa para cima, e aperte-as de novo no meio da massa formando a bola novamente. Comece tudo novamente pelo tempo estipulado na receita.
12 respostas
Eu sou como tu amiga adoro o pão caseirinho e os garotos estão constantemente a reclamar….
Eu não tenho maquina de fazer pão, porque tenho o meu robot que faz tudo, mas sou como tu so o utilizo para a preparação da massa depois faço como tu.
este pão ficou muito bonito seu aspecto interior està optimo amiga, gostei imenso.
Beijinhos
Perfeito!
Pão integral nem sempre fica com esse aspecto tão bom, Tenho também um MPF, pense em um eletrodomésticos muito útil, pelo menos aqui em casa.
Seu pão ficou lindo! Eu adoro fazer pães em casa. Amanhã vou postar outro =)
Beijos, Vivian
Patty,
Eu sou tri padeira: adoro fazer um pãozinho!
Já pensei na máquina aqui para casa, mas não tenho lugar para ela em lugar algum aqui 🙁
Quem sabe um dia?!
Adorei as dicas.
Bjos,
Carla Maicá
Pão integral caseiro é muito mais gostoso Patty, dá um pouco de trabalho mas vale a pena. Abraços!
Também gosto muito de fazer pao em casa, mas nunca fiz um integral. Esse vou fazer aproveitando suas dicas.
Bjs
Farei para espertamente….doei a minha maquina.
Gostaria de uma receita de pão s/gluten.as que ficasse bem fofo. Obrigada
Oi Patty, esse pão é maravilhoso, acrescentei semente de chia, linhaça e castanha do Pará triturada. Ficou excelente.
Oi Paty, amo seu blog de receitas…sou Pernambucana e moro em MG há quase 4 anos. Será que posso acrescentar à receita farelo de trigo? se sim,qual a quantidade nessa receita especificamente? o pão ficou muito bonito… vou fazer um tbm!
Bom dia Patty, amo seu blog e seu pão de minuto e aqui em casa meus filhos adoram esse pão “que te salva”, amamos seu texto tb.
Há tempos que faço, e ontem fiz com nozes na massa, meninos já fizeram com salaminho.
Então, e esse pão caseiro fiz no começo da pandemia e adorei essa receita.
Renderam dois bem crescidos, ficaram lindos e deliciosos. Fiz um com castanhas e grãos e outro simples mas com gergelim por cima como o seu.
Hoje vou fazer novamente, amo fazer pão em casa, obrigada por receita maravilhosa e saudável.
Fica com Deus, beijos de Fortaleza .☕️
Olá, Izabel… que bom que esta receita também “te salvou”. É simples, rápido e delicioso este Pão. Grata por suas palavras de carinho. Bjs!