Receita de Molho Barbecue

Molho Barbecue

Esse Molho Barbecue leva sua carne assada, seja frango ou carne de boi, para outro nível. Aqui em casa todos gostam muito e meus filhos sempre pedem para eu fazer carne assada com ele.

Antes eu usava o molho barbecue comprado pronto, desses que encontramos nos supermercados, próximo aos ketchup, aliás quase todas as marcas vendem o molho barbecue em uma embalagem igual ou semelhante à do ketchup. Mas, aqui não é sempre que encontro para comprar, então comecei a testar várias receitas e a que eu cheguei foi essa que vou mostrar aqui. É a que sempre eu faço. Ela é prática, fácil, rápida e com ingredientes fáceis de achar em qualquer supermercado. A nossa cara né gente? A cara do AquiNaCozinha.

Como eu já falei, ele fica bom com qualquer carne, mas fica especialmente bom com costelinha de porco e asinha de frango.

Receita de Molho Barbecue

Classificação: 51

Tempo de Preparo: 5 minutes

Tempo de Cozimento: 15 minutes

Tempo Total: 20 minutes

Rendimento: Rende um pouco mais de 1 xícara

Receita de Molho Barbecue

Ingredientes

  • 1 xícara (de chá) de ketchup
  • 2 colheres (de sopa) de açúcar mascavo
  • 2 colheres (de sopa) de mostarda (amarela ou escura)
  • 1 colher (de sopa) de molho inglês
  • 1/2 xícara (de chá) de vinagre (com o de maçã fica mais gostoso)
  • 1/2 xícara (de chá) de água
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino moída na hora (uma pitada a gosto)

Modo de Preparo

  1. Coloque todos os ingredientes em uma panela e misture bem. Leve ao fogo alto até ferver. Depois abaixe o fogo, no mínimo e deixe ferver e apurar. Quando ficar um molho mais grosso, já está bom. O meu ficou cerca de 15 minutos. Está pronto.
  2. Você já pode utilizá-lo ou pode guardar para usar depois (conserve na geladeira).

Dicas

Use um ketchup de boa qualidade (uma boa marca).

Ele conserva bem na geladeira por 5 dias ou no freezer por 3 meses.

Eu uso o frasco seco do ketchup para guardá-lo.

Molho barbecue

Observação:

Em algumas receitas de Molho Barbecue tem a adição de fumaça (acreditem), fica incrível o sabor. Mas, como a fumaça líquida ou em pó não é tão fácil de encontrar para comprar, eu não usei. Mas, para quem quiser comprar a fumaça, joga no Google que tem uns sites que entregam em todo o Brasil.

Como usar Molho Barbecue

Eu gosto de colocar a carne para assar (frango, carne de boi, carne de porco) e quando estiver macia, vou pincelando o molho barbecue para ir dourando. Assim fica bem dourado e agrega um sabor incrível. Fica bom tanto a carne no forno como na churrasqueira.

E você como usa?

Comments

  1. João says

    Então não se usa o molho para temperar as costelinhas, é só pra pincelar enquanto assa é isso?

  2. says

    Sua receita é perfeita, quanto ao sabor de fumaça aprendi uma técnica muito interessante que é colocar uns dois pedaços de carvão na chama do fogão até elas virarem brasas coloque-as no molho Barbecue e deixe ferver com a panela tampada, depois tire o carvão e passe no chinoir.Obrigada pelas dicas e receitas111

  3. Nicolas says

    Boa Tarde. Muito boas a receita. Testei e aprovei! Comprei a fumaça em pó e é ótima. Inclusive para variantes na cozinha.
    Um abraço,
    N.

  4. keka says

    Uma dica pra fazer a “fumaça” em casa: pegue u pedaço de carvão, deixe em brasa, jogue dentro de uma vasilha com tampa que vede com óleo. deixe fechada até toda a fumaça desaparecer, o melhor é deixar de um dia pro outro. Vc terá óleo defumado, pode usá-lo pro que quiser, fiz uma maionese com esse óleo que ficou um espetaculo!!! Só cuidado pra nao usar muito, pois o sabor fica muito forte! 😉

  5. Tenecy says

    Com a fumaça líquida ficou show!!! Moro em Pernambuco , porém conheci um box no mercadão de São Paulo onde ele tem fumaça líquida e em pó !!! Com um preço bem interessante !!!

  6. Ademir Santana says

    A fumaça em pó geralmente é encontrada em lojas que vende material p açougueiro. Geralmente em loja que vende tripa para linguiça!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *